Museu dos Capuchinhos (MUSCAP)
MusCap - preservar e divulgar a memória dos Freis Capuchinhos do RS - Objetos, imagens, fotos e documentos.
Local: Bairro Rio Branco. ao lado da Igreja dos Capuchinhos
Transporte Público: ônibus passam pelo local - Salgado Filho/São Ciro, Nossa Senhora das Graças e Planalto Rio Branco/Madrid
Contato: (54) 3220-9577
Você sabia que o Museu dos Capuchinhos (MUSCAP), em Caxias do Sul, teve seu início no ano de 1980, por iniciativa de quatro estudantes de Teologia (Arlindo Itacir Battistel, Agemir Bavaresco, Wilson Dallagnol e Celso Bordignon (atual diretor)? O objetivo era criar um museu onde pudessem ser preservados os itens nos acervos da Província, até então armazenados em locais precários, como porões e sótãos.
No XVI Capítulo Provincial , em 1993, o Museu dos Capuchinhos do Rio Grande do Sul foi aprovado. Foi decidido que a sede do seria parte da edificação que abrigou a Editora São Miguel, no bairro Rio Branco, em Caxias do Sul. Mais tarde, entre 1997 e 1998, iniciaram as reformas da edificação. O projeto arquitetônico do Museu foi feito pelo arquiteto Jaime Boff com apontamentos do Frei Celso Bordignon. Em 06 de dezembro de 2000, o MusCap foi aberto ao público com o objetivo de preservar e divulgar a memória dos Freis Capuchinhos do RS.
Conheça mais sobre o Museu dos Capuchinhos clicando no link.
Em 2012, o MUSCAP foi reestruturado de forma museológica. A base norteadora do projeto foi a de um Planejamento Plurianual de Atividades. Assim, uma equipe de profissionais com formação específica em diversas áreas de atuação, como a museologia, a história, a conservação e o restauro foi contratada para o trabalho. O Museu também passou a contar com colaboradores externos para assessoramento e atuação em projetos pontuais das áreas de arquitetura, cenografia, jornalismo, educação e artes visuais.