Capela do Santo Sepulcro
Pequeno santuário reproduzindo a Igreja de Santo Sepulcro, em Jerusalém
Gratuito
Visitas devem ser agendadas e nos horários das missas
Horário das missas: quarta-feira às 18h30, sábado 17h e domingo 8h. Na Sexta-feira Santa fica aberto o dia todo para visitação
Av. Júlio de Castilhos, 672, Bairro Nossa Senhora de Lourdes.
Facilidade de deslocamento, podendo ser a pé. Várias linhas ônibus circulam no local.
Para apreciar arte sacra
Obras de Zambelli, Locatelli e Conte
Contato: (54) 3222-1636
Além das motivações religiosas, visitar a Igreja do Santo Sepulcro proporciona um amplo momento para apreciação da arte sacra gerada na região.
No local encontram-se esculturas feitas por Benvenuto Conte, decidido a construir um pequeno santuário reproduzindo a Igreja de Santo Sepulcro, em Jerusalém. Foi um cenário que lhe marcou muito numa viagem a Terra Santa antes de imigrar ao Brasil. Ele não tinha experiência na arte da escultura, transformou em meta de vida criar na capela uma reprodução do Santo Sepulcro com figuras esculpidas em madeira-de-lei. Para isso, criou, em tamanho natural, dez imagens representando José de Arimatéia, a Virgem Maria, Maria Madalena, Maria Mãe de Thiago; um menino (que teria recolhido os cravos da crucificação), quatro soldados romanos e o Senhor Morto.
Pietro Stangherlin deu auxílio para esculpir o rosto e as mãos do Cristo Morto, a única obra que não possui pernas e braços articulados. As imagens foram organizadas em uma cripta no interior da capela desde os primórdios da edificação. Também há duas figuras esculpidas em gesso, de 1938, por Michelangelo Zambelli: a Nossa Senhora das Dores e o Nosso Senhor dos Passos. As laterais do templo são ornamentadas por um belo conjunto de 14 vitrais representando cenas da Via Sacra, elaborados pela empresa Hans Viet & Cia., de Porto Alegre.
Outra grande atração artística da igreja é o Afresco da Ressurreição pintado em 1952 pelo artista italiano Aldo Locatelli. O afresco encontra-se aos fundos do altar da Igreja, como que fazendo um elo narrativo entre o sepulcro que guarda o Senhor Morto com as esculturas de Benvenuto Conte, na cripta, remetendo à posterior ascensão de Jesus aos céus. A pintura de Locatelli representa cinco personagens: três soldados romanos, um anjo e Jesus Cristo. O afresco foi concebido em formato triangular, acompanhando o estilo da arquitetura gótica do templo.
Horário das missas: quarta-feira às 19h, sábado 18h e domingo 09h.