Igreja Nossa Senhora do Rosário de Pompéia
Facilidade de acesso, via BR 116 em direção ao Sul - Nova Petrópolis. Cerca de 12 quilômetros do centro de Caxias. Estrada asfaltada. Tem linha ônibus Galópolis.
Contato: (54) 3284-1264
IGREJA NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO DE POMPEIA
A construção da Igreja Nossa Senhora do Rosário de Pompéia, envolveu toda a comunidade. As obras iniciaram em 1939 e culminou com a inauguração em 1º de março de 1947.
O projeto arquitetônico idealizado pelos engenheiros Sady d. F. de Castro e Luiz L. de Farias, este último o mesmo que projetou a lgreja de São Pelegrino. Executado pelo engenheiro Ferdinando Guizzo.
A estátua de cinco metros de altura, posicionada na torre, foi obra do escultor Alfred Rademacher, artista responsável pelas obras do Palácio Piratini, em Porto Alegre, que esculpiu a imagem no topo da torre. Os dezenove vitrais, trabalho artesanal do desenhista porto-alegrense Curci e do alemão Max Dobmeyer, que veio especialmente da Europa para a execução da obra. Alexandre Bartelle produziu o imobiliário e as portas.
João Spinato que atuava na gerência do Lanifício São Pedro, realizou a coordenação dos trabalhos. Uma equipe de pedreiros, marceneiros e voluntários para serviços gerais atuou de forma sintonizada. Spinato buscou os melhores profissionais para a construção de um templo majestoso.
Os operários do lanifício e moradores da comunidade se integraram com paixão e auxilio voluntário em todas as fases da edificação. A lgreja foi erguida com doações da população: dinheiro e horas de trabalho. O empresário, proprietário do Lanifício, doou o terreno e forneceu os recursos financeiros de maior porte. A conclusão da obra demonstrou que o espírito comunitário convergente orientou e concretizou o sonho de uma comunidade religiosa
Tombada pelo patrimônio histórico assim como a Casa Canônica, ela é um espaço destinado a congregar as pessoas
Fonte: Obra Galópolis e os Italianos: patrimônio histórico preservado a serviço da cultura. Ricardo Bueno