EFASERRA - Escola Família Agrícola da Serra Gaúcha
Contato: (54) 99619 5495
A Escola Família Agrícola da Serra Gaúcha (EFASERRA) é uma instituição de ensino voltada à realidade dos jovens do campo. A Escola oferece curso Técnico em Agropecuária concomitante ao Ensino Médio. Os estudantes da EFASERRA também têm a oportunidade de participar do Programa Aprendiz Rural.
Localizada no interior de Caxias do Sul, em São Pedro da Terceira Légua, uma localidade turística, a EFASERRA é uma escola privada, de caráter comunitário, mantida por uma associação de pais, a Associação Escola Família Agrícola da Serra Gaúcha (AEFASERRA).
É resultado de uma mobilização de agricultores familiares, lideranças, entidades e pessoas da região comprometidas com o desenvolvimento e a criação de oportunidades a jovens do campo, para evitar o êxodo rural e garantir alimentos à mesa da sociedade. Iniciou as atividades no ano de 2013, em Garibaldi (RS). Em 2015, transferiu-se para Caxias do Sul (RS). Até junho de 2022, registra 89 jovens diplomados, de seis turmas.
Tem como base a Pedagogia da Alternância. Nessa metodologia, os estudantes permanecem uma semana na escola, em regime de internato, e outra semana junto a sua família, realizando atividades práticas em sua propriedade, o que permite ao jovem manter o vínculo com a terra.
A instituição tem como objetivo promover a formação integral dos jovens e o desenvolvimento do meio onde estão inseridos, além de formar uma consciência coletiva sobre a situação de seu próprio ambiente. Também valoriza as capacidades de cada um e promove o espírito de iniciativa e criatividade, trabalho em equipe, senso de responsabilidade e de solidariedade.
A Escola desenvolve atividades relacionadas à realidade dos estudantes, buscando apresentar alternativas para a permanência dos jovens no campo com qualificação, desenvolvimento do meio e geração de renda.
As terras onde está localizada a EFASERRA atualmente no passado pertenceram à família Lorenzzoni. No local que um dia foi a sede da filial da Cooperativa Aliança, funcionaram uma cancha de bolão, um alambique e uma cantina. No pátio, ainda havia a cancha de bocha e o campo de futebol. Os padres Paulinos, no ano de 1950, compraram o prédio da família Lorenzzoni para construir um seminário.
O povo da 3ª Légua ajudou na construção do novo prédio doando dias de trabalho e produtos que eram vendidos e tinham a renda revertida para a obra. A construção do novo seminário começou em abril de 1953, e o prédio foi inaugurado mesmo ano. Em 1957, os Paulinos venderam o espaço para os Claretianos, que, por sua vez, venderam para os Franciscanos. Eles o utilizaram até 1966 e abriram o Seminário também para os alunos da comunidade. Atualmente, o local pertence ao um grupo de investidores.
Após ter sido sede do juizado de menores e abrigado outras atividades, como a Madeireira Brasmadeira, um varejão de roupas, mercado, loja de materiais de construção e refeitório, o local foi utilizado como Sede da Associação de Turismo Estrada do Imigrante (ASSOTUR). O seminário foi sede também da Escola de Agriturismo. Hoje, é a sede da Escola Família Agrícola da Serra Gaúcha (EFASERRA) e local de ensaios do coral ‘Radize D’Itália, além de abrigar o Ponto de Cultura História nas Mãos.