Vinhos Pranzo
Vinhos Pranzo: uma marca que fez parte da história de Galópolis 
A Vinícola João Comerlato & Cia Ltda, que produzia os Vinhos Pranzo, foi um dos destaques da economia de Galópolis. Fundada no início do século XX, a partir de 1946, passou a ser administrada pelos filhos do fundador: Lodovino, Olímpio e Zeferino. Produzia vinhos, licores, conhaques e vermutes, e tinha um ponto de venda em Porto Alegre e um centro de distribuição em São Paulo, de onde abastecia a região Sudeste do país. Em Galópolis, tinha a sua sede onde hoje funciona a empresa Sirtoli Materiais de Construção e a Cervejaria Ordeo e outro pavilhão em frente da Associação Recreativa Amigos de Galópolis - ARAG.
Podemos conferir na parte superior o escritório e do recebimento de uvas em Galópolis onde hoje está a Cervejaria Ordeo e Materiais de Construção Sirtorli e o pavilhão da cantina (com a marca Vinhos Pranzo no telhado), hoje localizado entre a UBS e a subprefeitura. Mais abaixo, o Grupo Escolar Paraná, atual Escola de Ensino Médio Galópolis. Foto anos 1970. Acervo de Maria Lourdes Diligenti Comerlato / divulgação.
A sua relevância foi atestada em um conteúdo sobre a localidade publicado na edição do Jornal Pioneiro de 17 de fevereiro de 1962. Ao falar da economia do lugar, o jornal cita primeiramente o lanifício e, na sequência, informa que ““segue-se pelo volume de produção a grande cantina de Vinhos Pranzo, de João Comerlatto e filhos, já de todos conhecida”. Quase uma década depois, outro destaque. Na edição de 14 a 21 de agosto de 1971, o jornal Correio Riograndense inclui esse negócio na reportagem “A cidade das festas da uva”. No trecho que fala dos distritos, o veículo de imprensa informa a existência da vinícola em Galópolis (na época, esse território era um distrito).
Porém, a atuação da Vinícola Comerlato não ficou restrita ao desenvolvimento da economia, segundo a Historiadora Geovana Erlo, também, estendendo-se à educação e ao esporte. Em 1939, apoiou a criação do Grupo Escolar, em Galópolis, e forneceu espaço para funcionamento da escola que era aberta à comunidade, até aquele ano o ensino só era disponível para funcionários e filhos do Lanifício. Funcionou de 1939 até 1954 quando mudou para nova sede com terreno doado pela Vinícola. Hoje escola de 2ª Grau. E, durante alguns anos, manteve um time de futebol sediado em Porto Alegre, onde ficava a sua filial. Em várias ocasiões, a equipe jogou contra o time do Lanifício São Pedro, que também apostava no esporte. Conforme a historiadora Geovana Erlo, criou-se uma rivalidade entre esses dois times, que disputavam o campeonato do SESI.
Toda essa trajetória foi relembrada em 1975, quando a vinícola foi incluída no “Centenário da Imigração Italiana (1875-1975), um álbum bilíngue produzido para celebrar os 100 anos da chegada dos italianos. Na publicação, há parte da história da vinícola e da família. Destacamos um trecho: "O primeiro Comerlato, vindo da Itália, foi José Nicodemo Comerlato, homem inquieto e trabalhador. Desbravador da região, exerceu diversas atividades, dentre elas a medicina - tendo sido, inclusive, um dos fundadores do Lanifício São Pedro. Era popular em todas as rodas, chamado de “Nono Bomba”, e foi o primeiro médico prático do município, morrendo aos 96 anos. Seu filho Nicodemo se dedicou à agricultura, às videiras e ao vinho, tendo seus filhos João, Antônio e Egídio seguindo a trilha do pai. João Comerlato teve grande experiência no setor vinícola, entregando, em 1946, seus negócios aos filhos Lodovino, Olímpio e Zeferino, surgindo daí a hoje importante Vinícola João Comerlato & Cia Ltda.”
A importância da família era tanta, que, em 21 de agosto de 1954, o Jornal Pioneiro noticiou o almoço que celebrou o aniversário de 54 anos de João Comerlato. Um churrasco para 400 pessoas prestou uma homenagem para ele e sua esposa, Rosa Paniz Comerlato. A empresa operou até 1980, ano em que suas atividades foram encerradas.
Este conteúdo integra o projeto Patrimônios, lendas e marcos de Caxias do Sul, financiado pela Lei Paulo Gustavo de Caxias do Sul.
Produção, organização e Curadoria: Marivania L. Sartoretto
Texto: Paula Valduga
Fotos: Marivania L. Sartoretto
Ano: 2025
Para creditar
SARTORETTO, Marivania L.; VALDUGA, Paula. Vinhos Pranzo: uma marca que fez parte da história de Galópolis. Caxias do Sul: Patrimônio, Marcos e Lendas / Lei Paulo Gustavo, 2025. Disponível em: https://www.guiadecaxiasdosul.com/turismo/patrimonios/patrimonios-e-lendas/vinhos-pranzo
Referências
RIO GRANDE DO SUL. Centenário da imigração italiana: 1875-1975: Rio Grande do Sul, Brasil. Porto Alegre, RS: Edel, [19--]. 383 p.
GRUPOS escolares no Rio Grande do Sul: escolarização primária em perspectiva regional no século XX. 2. ed.; E-book. / José Edimar de Souza. – São Leopoldo: Oikos, 2022.
A TRAJETÓRIA do bairro Galópolis/C&kias do Sul-RS e o Grupo Escolar Paraná (1939 a 1977). Geovana Erlo e Luiza Horn Iotti página 229 a 245
LOPES, Rodrigo. João Comerlato & Cia Ltda: os Vinhos Pranzo em 1975. Caxias do Sul, Jornal Pioneiro, 15 fev 2023. Memoria. Disponível em: https://gauchazh.clicrbs.com.br/pioneiro/cultura-e-lazer/memoria/noticia/2023/02/joao-comerlato-cia-ltda-os-vinhos-pranzo-em-1975-cle5ygs6r0003016oebagvv0h.html Acessado em: 22 abr 2025.
GRANDE, homenagem ao Sr. João Comerlato e esposa. Jornal Pioneiro. Caxias do Sul. Ed. 44, 1954. Acervo: Acervo: Fundação Biblioteca Nacional (Brasil). BNDIGITA.
A CIDADADE, da Festa da Uva. Correio Riograndende. Caxias do Sul, p. 8, 14 a 21 ago 1971. Acervo: Acervo: Fundação Biblioteca Nacional (Brasil). BNDIGITA.
NOTÍCIA de Galópolis. Jornal Pioneiro, Caxias do Sul, p. 3, 17 fev 1962. Acervo: Acervo: Fundação Biblioteca Nacional (Brasil). BNDIGITA.
Depoimento da historiadora Geovana Erlo