Jogo de cartas
Jogo de cartas: uma das atividades de lazer dos imigrantes
O dia a dia da época dos imigrantes ia muito além de trabalhar, lutar por estrutura, como estradas, por exemplo, providenciar educação para os filhos e entender o país onde eles haviam chegado. Havia, também, diversão, amizades e uma série de atividades de lazer. Uma delas, que segue viva até hoje em botecos e até dentro de residências, era o jogo de cartas. E além de saber as regras, ter a capacidade de embaralhar bem também era muito importante.
Os imigrantes italianos, conforme a obra organizada por Mara De Carli Santos e citada abaixo, costumavam jogar escova, bisca, três sete e mora. Sim, este último não é um jogo de cartas, mas está citado porque também envolve características como a sagacidade presente nos demais. Os jogos de cartas sempre foram uma atividade comum em Forqueta e aconteciam também ao lado de outras atividades, como o filó. Era o momento em que todos se reuniam para celebrar e, alguns, jogavam cartas. Outros estavam conversando, bebendo, na cozinha, dando risadas, contando histórias.
A mesa do carteado está totalmente identificada com a vida a partir da chegada dos europeus. E quem estava nela, muitas vezes, preparava-se para blefar e, quem sabe, com isso, aumentar a sua chance de ganhar uma partida. Jogos apenas para se divertir, rodadas “a dinheiro”, há muitas formas de se praticar o carteado, mas existem características que são comum a todas: o jogo de cartas une, diverte, possibilita bons momentos. Sim, em alguns casos, pode dar briga, mas todo mundo volta a ser amigo logo depois. O importante é estar presente à mesa, contando histórias, compartilhando momentos e construindo lembranças.
Que, ao passar por Forqueta, possamos seguir vendo as mesas cheias, a alegria de quem “bateu" e a próxima partida começando!
Este conteúdo integra o projeto Patrimônios, lendas e marcos de Caxias do Sul, financiado pela Lei Paulo Gustavo de Caxias do Sul.
Produção, organização e Curadoria: Marivania L. Sartoretto
Texto: Paula Valduga
Fotos: Marivania L. Sartoretto
Ano: 2025
Para creditar
SARTORETTO, Marivania L.; VALDUGA, Paula. Jogo de cartas: uma das atividades de lazer dos imigrantes. Caxias do Sul: Patrimônio, Marcos e Lendas / Lei Paulo Gustavo, 2025. Disponível em:
Referência
SANTOS, Mara De Carli. Forqueta Ltda. - tempo, rito, lugar / coordenação Mara De Carli Santos; projeto gráfico de Sandro Ka; textos de Carlinhos Santos; fotografias de Ricardo Wolfenbüttel. _Caxias do Sul, RS: Belas- Letras, 2011. 180p.