História do Samuara
Samuara Hotel: legado, patrimônio e hospitalidade em Forqueta . SOPA, FAMÍLIA E TRABALHO: PERCEPÇÕES CONSTITUÍDAS ENTRE FORQUETA E ITÁLIA. POLÊM!CA, 18(4), 046–059. https://doi.org/10.12957/polemica.2018.450 Mandarino, Diego; Mugnol, Babiana. Agnolini ou capeletti? Chef italiano tira a dúvida.Caxias do Sul: Jornal Pioneiro, 2017. Disponível em: Agnolini ou capeletti? Chef italiano tira a dúvida | Pioneiro Acessado em: 18 abr. 2025. Família Dallegrave - Turismo Rural. Caxias do Sul: Portal Guia de Caxias do Sul. Disponível em: https://www.guiadecaxiasdosul.com/empresa/familia-dallegrave-turismo-rural-2890 Acessado em: 18 abr. 2025.)

Em 1959, a construção do Hotel Samuara era um dos assuntos que fazia parte do noticiário. Na edição de 10 de janeiro daquele ano, o Jornal Pioneiro publicou que “o que há de mais moderno em técnica hoteleira foi aplicado na construção e planejamento do hotel”. Foi citado, inclusive, que o hotel teria “87 telefones”, instalados nos apartamentos e em outras dependências. Naquele ano, esse era um número que indicava a grandiosidade do projeto.
Foram listados os ambientes previstos e até mesmo os equipamentos que já estavam instalados na cozinha, um dos espaços com as obras mais avançadas. E uma declaração do então diretor dizendo que hotéis respeitados no país naquela época, como o Quitandinha e alguns de Campos do Jordão, não ofereciam o tanto de conforto e acolhimento que o Samuara iria disponibilizar aos hóspedes.
De fato, as obras seguiram e a inauguração aconteceu em 1961 com pompa. Para definir esse momento, basta dizer que o então presidente da República, Jânio Quadros, estava presente. O projeto era ousado, a localização era privilegiada e o hotel acabou se tornando um marco na história de Forqueta e de Caxias do Sul. Inserido no Parque Samuara, que também estava com frequência sendo elogiado pelos jornais, o hotel trilhou uma trajetória que muito orgulha os caxienses.
Em 2025, com mais de 60 anos de atuação, segue operando e oferecendo uma experiência única de hospedagem, especialmente por estar em meio à natureza e ter um prédio com características históricas. Além de receber hóspedes em acomodações cheias de conforto, também tem espaço para eventos corporativos, congressos, convenções e momentos de lazer. Trilhas, piscina e espaços pensados para atividades esportivas estão entre os benefícios disponibilizados aos hóspedes.
Com um prédio que guarda valor arquitetônico, a calma de estar em meio a árvores e a hospitalidade dos grandes hotéis, o Samuara é um negócio que atua em duas frentes: a preservação da história e o impulso do turismo.
Este conteúdo integra o projeto Patrimônios, lendas e marcos de Caxias do Sul, financiado pela Lei Paulo Gustavo de Caxias do Sul.
Produção, organização e Curadoria: Marivania L. Sartoretto
Texto: Paula Valduga
Fotos: Marivania L. Sartoretto
Ano: 2025
Para creditar
SARTORETTO, Marivania L.; VALDUGA, Paula. Samuara Hotel: legado, patrimônio e hospitalidade em Forqueta. Caxias do Sul: Patrimônio, Marcos e Lendas / Lei Paulo Gustavo, 2025. Disponível em:
Referências
OBRAS QUE PROJETAM UMA REGIÃO. Parque Samuara. Caxias do Sul, RS, Jornal Pioneiro, 10 de janeiro de 1959. p02. Acervo Fundação Biblioteca Nacional (Brasil). BNDIGITAL