Clube União e Republik Bierfest
Clube União Forquetense e Republik Bierfest dá continuidade a uma tradição de Forqueta 
O Clube União Forquetense carrega uma linda história que está expressa no seu nome e no seu logotipo. Com a construção da estrada de ferro, que foi concluída em 1908 em Forqueta, chegaram ao distrito muitos afrodescendentes. Eles trabalhavam nas obras e, por conta disso, eram obrigados a derrubar árvores que estavam dentro de propriedades de colonos, já que o traçado dos trilhos passava por ali. Esse fato, aliado à prática dos trabalhadores de colherem frutas das propriedades para comer, acabou gerando uma relação um tanto conflituosa entre os proprietários das terras e os operários da estrada de ferro, grande maioria eram afrodescendentes. É importante reforçar, porém, que, conforme a escritora Loraine Slomp Giron, isso não aconteceu necessariamente por conta da cor da pele, mas, sim, pelos impactos da estrada nas propriedades. Nós falamos mais sobre isso nesse conteúdo sobre a chegada do trem.
Por conta da animosidade gerada durante as obras, as relações ficaram tão conflituosas, que até os momentos de lazer eram vividos de forma separada. Os afrodescendentes tinham o seu próprio time de bocha, e os colonos, jogavam em outro. Havia realmente uma separação na vida de italianos e afrodescendentes, o que se estendeu por muitos anos e só foi encerrado a partir da iniciativa de fundação do Clube União Forquetense. Conforme relata Dalvo Silvestre, Forqueta tinha duas sociedades de bocha, cujos fundadores foram Otavio Perotoni e Modesto Libardi. Em 1933, porém, para acabar com as desavenças e criar times mais fortes, ambas se juntaram, dando origem ao Clube União Forquetense.
A palavra união, que está no nome do clube, simboliza perfeitamente o que aconteceu naquele momento: o fim da separação entre colonos e afrodescendentes. No logo do clube, foram desenhadas duas mãos juntas, também com o objetivo de eternizar essa união entre os povos. Essa iniciativa deu tão certo, que, até hoje, o Clube União Forquetense participa de campeonatos regionais de bolão e de futebol, tendo inclusive um campo próprio. Relatos de moradores de Forqueta indicam que, por serem proprietários das suas terras, os imigrantes se consideravam maiores que os trabalhadores, que eram empregados. Por outro lado, os trabalhadores consideravam que plantar - a atividade dos imigrantes - era uma tarefa de escravos.
É importante olhar para essa situação não buscando razão de um lado ou outro, mas apenas enxergando que tratavam de povos com crenças e visões diferentes. Essas diferenças, somadas aos impactos que a estrada de ferro causou na vida dos colonos, provocaram anos e anos de conflitos, separação e animosidade. Chegou a ser estabelecida inclusive uma distância física para o entretenimento. Os trabalhadores da serraria dos Travi se encontravam em uma bodega que ficava distante da frequentada pelos colonos, por exemplo.
Tudo isso ficou para trás, porém, conforme o tempo foi passando e surgiu a iniciativa do Clube União Forquetense. Atualmente, o clube recebe jogos de bolão, bocha e danças típicas. Também mantém uma escolinha de futebol para crianças e jovens, promove almoços e jantares e mantém seu time de futebol. Muitos acontecimentos conhecidos em Forqueta acontecem ali na sua sede, como a Festa do Vinho Novo, o Clube de Mães e as atividades de artesanato. Aliado à tradição, há também um evento novo, que nasceu para movimentar ainda mais esse espaço tão querido pela comunidade de Forqueta: o Republik Bierfest. Realizado pelo Esporte Clube Forquetense, foi fundado por Diego Guerra, Ricardo Sgarabotto e Eduardo Perottoni, com a ajuda de Guilherme Dossin e Diego Soga, e chegou à 10ª edição em março de 2025.
Evento Republik Bierfest - Foto/acervo do Clube União Forquetense
Filhos de sócios, eles decidiram que iriam assumir algumas responsabilidades no clube e trabalhar pela sua perpetuidade, já que as novas gerações crescem com hábitos diferentes e as atividades tradicionais começam a ter menos público. Reunindo bandas de rock, cerveja artesanal e boa gastronomia, o Republik Bierfest é um evento que reúne pessoas de todas as idades e celebra também a história de união do clube, acolhendo diversos povos. Conforme Ricardo, a ideia nasceu para dar uma levantada do clube e arrecadar recursos e se consolidou. “Hoje, o Republik é um evento que dá lucro. Toda a organização é voluntária e os recursos arrecadados são totalmente revertidos para o clube”, explica.
Estar à frente do União Forquetense, segundo ele, é uma paixão que passa de pai para filho e, apesar das dificuldades do começo, tudo vale a pena: “Quando nós começamos com isso, éramos uns guris. As pessoas mais velhas diziam que éramos loucos, mas, depois, contavam para as outras orgulhosas que tínhamos conseguido o PPCI e outras conquistas”, conta. Entre as bandas que passaram pelo evento, estão Cachorro Grande e Camisa de Vênus, entre outras, e as atrações são um dos principais focos. “No começo, tínhamos mais cervejarias, mas com o tempo fomos percebendo que o público queria mesmo era música, então estamos mais dedicados às atrações”, completa. Mas é fundamental ressaltar: gastronomia de qualidade e boa cerveja, nunca falta! E sempre priorizando os fornecedores de Forqueta.
Este conteúdo integra o projeto Patrimônios, lendas e marcos de Caxias do Sul, financiado pela Lei Paulo Gustavo de Caxias do Sul.
Produção, organização e Curadoria: Marivania L. Sartoretto
Texto: Paula Valduga
Fotos: Marivania L. Sartoretto e Foto/acervo do Clube União Forquetense
Ano: 2025
Para creditar
SARTORETTO, Marivania L.; VALDUGA, Paula.Clube União Forquetense e Republik Bierfest dá continuidade a uma tradição de Forqueta. Caxias do Sul: Patrimônio, Marcos e Lendas / Lei Paulo Gustavo, 2025. Disponível em: https://www.guiadecaxiasdosul.com/empresa/clube-uniao-e-republik-bierfest-3332
Referências
GIRON, Loraine Slomp. 80 anos de lutas - 1929 - 2009: Cooperativa Forqueta e o cooperativismo viticinícola gaúcho. / Loraine Slomp Giron - Porto Alegre: Sescoop/RS, 2009. 132 p.
Depoimento de Dalvo Silvestre e Ricardo Sgarabotto