Se você já tem cadastro
Se você é novo por aqui
Você é
CLIENTE ANUNCIANTE
Incluir, mostrar e destacar a sua empresa, produtos e serviços. Inclui autorização para cadastrar eventos.
PROMOTOR DE EVENTOS
Cadastro para poder incluir eventos na agenda.
Deve ser no nome do promotor responsável pelo evento.

Casarão

Casarão de 1933 revitalizado na área urbana de Galópolis.

O Casarão, localizado na rua Antônio Chaves, uma beleza da arquitetura em Galópolis 

 

O casarão, que pertenceu a família Dal Prá, sem dúvidas, é um ícone de Galópolis. Construído em 1933, tem o ano marcado em pedra, o que não deixa dúvidas sobre os seus quase 100 anos de existência. Esse importante patrimônio foi erguido por José Dal Prá, um comerciante que era muito conhecido pelo apelido de Marconi. Ele foi casado com Assunta Dambroz e ganhou experiência no comércio com Adelino Sassi, que também ganhou destaque nessa atividade em Galópolis. Quando abriu o próprio negócio. 

Conforme o relato de Dillá Mincato, uma conhecedora da história desse território, Dal Prá sempre esteve muito engajado com as causas da comunidade, além de trabalhar ativamente no mercado. Como o negócio ia bem, ele decidiu construir uma casa para a família e, assim, em 1933, ficou pronta a obra dessa linda residência. Por muito tempo, os familiares viveram entre essas paredes, porém, com o falecimento do casal, os descendentes foram seguindo sua vida e a casa acabou tendo um novo rumo e ganhou um proprietário que tinha uma história antiga com ela.

Adelir Pianegonda era criança quando a obra foi feita e costumava ficar olhando encantado para aquela construção. O tempo foi passando, cada família foi fazendo as suas escolhas, a casa foi posta à venda e ele então a comprou, realizando um sonho de infância. Como muitos imóveis antigos, ela precisava de consertos, e Pianegonda investiu em uma revitalização. Cercada de ampla área verde, está revitalizada e imponente, exibindo toda a sua beleza. Um olhar mais atento percebe detalhes arquitetônicos e o cuidado que foi dedicado tanto à construção conduzida por Dal Prá, quanto à revitalização feita muito tempo mais tarde.

Além de estética e beleza arquitetônica, essa casa também guarda a história da família Dal Prá, que inclui a eleição de Julieta Dal Prá como princesa da Festa da Uva de 1934. Essa foi mais uma contribuição desta família para fortalecer e divulgar o nome de Galópolis.

Este conteúdo integra o projeto Patrimônios, lendas e marcos de Caxias do Sul, financiado pela Lei Paulo Gustavo de Caxias do Sul.

Produção, organização e Curadoria: Marivania L. Sartoretto

Texto: Paula Valduga

Fotos: Marivania L. Sartoretto

Ano: 2025

Para creditar

SARTORETTO, Marivania L.; VALDUGA, Paula. O Casarão uma beleza da arquitetura em Galópolis   Caxias do Sul: Patrimônio, Marcos e Lendas / Lei Paulo Gustavo, 2025. Disponível em: https://www.guiadecaxiasdosul.com/turismo/patrimonios/patrimonios-e-lendas/casarao

Referências

FAMÍLIA Dal Prá. Jornal Pioneiro. Caxias do Sul, ano 1999, 28 de set. Memória p. 2.

Depoimento Adelir Pianegonda.

Depoimento de Dillá Mincato.