Se você já tem cadastro
Se você é novo por aqui
Você é
CLIENTE ANUNCIANTE
Incluir, mostrar e destacar a sua empresa, produtos e serviços. Inclui autorização para cadastrar eventos.
PROMOTOR DE EVENTOS
Cadastro para poder incluir eventos na agenda.
Deve ser no nome do promotor responsável pelo evento.

Capelinha Vila Pinheiros / Capela Nossa Senhora do Rosário de Ana Rech

Capelinha Vila Pinheiros / Capela Nossa Senhora do Rosário de Ana Rech em meio a natureza

Visitas devem ser agendadas (54 9979.5985)

Para contemplar a área externa é livre o acesso.

Rua Nino Marsiaj, s/n, Vila Pinheiros, Ana Rech 

Linha de ônibus Ana Rech e táxi-lotação Ana Rech fazem o trajeto do centro de Caxias até o bairro

 



Contato: (54) 3283-1131

 Capela Nossa Senhora do Rosário, também conhecida Capela na Vila Pinheiros, foi feita para agradecer uma graça alcançada.

Uma pequena capela localizada em meio à natureza na Vila Pinheiros, em Ana Rech, é repleta de significados. Foi erguida por José Basso, um empresário que desenvolveu a hotelaria e o transporte na localidade, como agradecimento a Nossa Senhora do Rosário por uma graça alcançada. Está ali, também, como forma de homenagem aos seus familiares, que chegaram da Itália e contribuíram para o desenvolvimento de Ana Rech no final do século 19.

A licença para uma bênção à Capela Nossa Senhora do Rosário foi dada em 4 de janeiro de 1952, e a inauguração aconteceu no dia 27 do mesmo mês. Conforme o registro no Livro Tombo, "Pelas 9 horas e 30 minutos, saiu o cortejo festivo do Colégio Murialdo até a capela. Às 9 horas e 45 minutos, o Revmo. Pe. Vigário Dario Priante celebrou a bênção da capela e rezou a missa, cantada pelo coral paroquial, em homenagem também ao Sr. José Basso, que por muitos anos fora cantor desse mesmo coral. Após, seguiram-se os festejos e o almoço”.

A imagem de Nossa Senhora do Rosário que está na capela pertencia à família Basso, que inicialmente morava na comunidade de Santo Antônio e a mantinha em um capitel. Quando eles mudaram-se para Ana Rech, levaram a imagem para a Igreja Matriz da localidade. Posteriormente, com a inauguração da capela, a transportaram para o novo local e colocaram outra na Igreja Matriz.

Em 1977, integrantes de outra geração colocaram uma placa na capela como forma de homenagear os antepassados no centenário da chegada deles. A inscrição diz: 

“1877-1977

Centenário da Família Basso

À memória dos pioneiros, Giacomo e Anna Belon Basso, e dos seus filhos, Domingas, Teresa, Clara, José, Antônio, Luiz e João, no transcurso do século da sua chegada ao Brasil, procedentes de Maróstica, Vicenza, Itália, foram bravos e fortes. Na agricultura, indústria e comércio, testemunharam seu amor pelo Brasil.

Ana Rech, 19-11-1977”

O lugar onde a capela fica, na Vila Pinheiros, foi usado por José Basso para receber visitantes no início da sua trajetória na hotelaria. É repleto de pinheiros e conta com a paz e a tranquilidade necessárias para um momento de espiritualidade e reflexão. A capela é um oratório particular e não fica permanentemente aberta ao público, servindo apenas para a realização de casamentos. Para visitas externas, não é necessário agendamento, já que a capela pode ser vista da rua e a área é aberta. Quem quiser conversar para organizar cerimônias deve entrar em contato pelo telefone (54) 99979-5985.

Este conteúdo integra o projeto Patrimônios, lendas e marcos de Caxias do Sul, financiado pela Lei Paulo Gustavo de Caxias do Sul.

Produção, organização e Curadoria: Marivania Sartoretto

Texto: Paula Valduga

Fonte: Livro Povo de Ana Rech e depoimento de moradores.

Fotos: Marivania Sartoretto

CLIQUE AQUI PARA TRAÇAR A ROTA ATÉ O LOCAL