Bocha
Jogo de bocha: um legado dos imigrantes que segue vivo em Caxias do Sul
O jogo de bocha é um legado dos imigrantes italianos que segue vivo em várias comunidades de Caxias do Sul. Conforme um conteúdo do Clube Paineiras do Morumby, existem indícios de que esta modalidade de jogo tenha sido praticada originalmente como um passatempo na Grécia e no Egito antigos, transformando-se em um esporte na Itália durante o período imperial. Naquele país, o chamado “Bacce" era um jogo similar ao boliche, mas praticado na grama. Com o tempo, foi se popularizando e chegou até países como Portugal, França, Inglaterra e Espanha, no início do século XIX.
Ao Brasil, chegou com os italianos. Segundo o clube, se espalhou rapidamente por praças, clubes, centros comunitários, empresas e paróquias. Até hoje, ao circular pelo interior de Caxias do Sul - e também pelo Litoral gaúcho - não é difícil encontrar alguma cancha. Sua prática cresceu tanto, que, em 1943, a modalidade foi reconhecida como um esporte pela Confederação Brasileira do Desporto (CBD). Basicamente, o jogo consiste em lançar bolas (bochas) buscando que elas parem o mais perto possível de uma bola menor, o bolim.
Em Caxias do Sul, vale destacar um espaço em Galópolis que mantém uma cancha em plena área urbana. A chegar ao Amigos da Toca, possivelmente o visitante encontrará pessoas jogando, pois o movimento é constante. Não se estranha que, apesar de o esporte se espalhar por várias regiões do território caxiense, um lugar como esse esteja instalado ali. A bocha sempre foi muito forte por lá, e equipes Galópolis chegaram a conquistar campeonatos importantes, com direito a reconhecimentos em matérias jornalísticas.
Esse é um legado da imigração que vem sendo muito bem preservado em uma série de distritos e comunidades. Além dos jogos amistosos que se espalham pelo interior, há torneios que reúnem muitos praticantes. Diante de todo esse movimento, em 2019, o então prefeito Daniel Guerra sancionou a lei que declarou o jogo de bocha como o esporte oficial do município de Caxias do Sul.
Este conteúdo integra o projeto Patrimônios, lendas e marcos de Caxias do Sul, financiado pela Lei Paulo Gustavo de Caxias do Sul.
Produção, organização e Curadoria: Marivania L. Sartoretto
Texto: Paula Valduga
Fotos: Marivania L. Sartoretto
Ano: 2025
Para creditar
SARTORETTO, Marivania L.; VALDUGA, Paula. Jogo de bocha: um legado dos imigrantes que segue vivo em Caxias do Sul. Caxias do Sul: Patrimônio, Marcos e Lendas / Lei Paulo Gustavo, 2025. Disponível em: https://www.guiadecaxiasdosul.com/turismo/patrimonios/patrimonios-e-lendas/bocha
Referências
HISTÓRIA da Bocha.São Paulo. Clube Paineiras do Murumby. Disponível em: https://clubepaineiras.org.br/bocha/ Acessado em 21 abr. 2025