Festa do Agricultor de Fazenda Souza
O quê? Feira do Agricultor Fazenda Souza - Gastronomia, Exposições, Espetáculos, Coral, Música e Festa!;
Quando? Acontece de dois em dois anos, sendo realizada no último final de semana do mês de julho e primeiro final de semana do mês de agosto.
Local: Fazenda Souza - na praça central do distrito, e tem entrada gratuita.
Para chegar ao local: quem sai de Caxias do Sul, deve seguir pela Rota do Sol, pegar a estrada Fazenda Souza até centro do distrito.
instagram.com/festadoagricultor/
A Festa do Agricultor de Fazenda Souza, esta representada pela rainha da Festa Gisele Mazzochi e pelas princesas Brenda Dorigatti Pigatto e Juliana Thomé.
Na programação, jogos coloniais, desfile típico, almoços com gastronomia tradicional, café da colônia e shows de artistas.
Origem da Festa
Por volta de 1950 quando Fazenda Souza passou a ser um Distrito e a economia era impulsionada pela agricultura, a comunidade decidiu celebrar e valorizar a importância do agricultor, através da realização de desfiles e festejos na rua principal da comunidade. Esses desfiles e festejos são realizados até os dias atuais, uma herança que carregamos com muito orgulho.
Em 1974, o então Sub-Prefeito Adelar Mazzochi resolveu transformar o evento em uma festa com direito a escolha de rainha e princesas, envolvendo todas as comunidades, tornando-se assim a Festa do Colono. No decorrer dos anos ela foi chamada Festa da Batata, Festa do Tomate em meados da década de oitenta o evento parou de ser realizado, por um longo periodo não ocorreu.
Em 2005 retomou como Festa do Agricultor com almoço e desfile. No ano seguinte além do almoço, desfile e reuniu a comunidade local e teve a exposição no Salão Minuano. Cada nova edição a festa foi se tornando maior. Até o ano de 2012 acontecia anualmente, como o evento foi tomando maoires proporções começou ocorrer a cada 2 anos, ocorrendo nos anos pares.
A Festa
O agricultor trabalha muito, de sol a sol, e mesmo com os avanços tecnológicos, ainda enfrenta muitas dificuldades. Desta forma, visando destacar a importância do seu trabalho, a Festa do Agricultor quer proporcionar lazer, entretenimento e oportunidade de novos negócios a estes trabalhadores, através de: parque de exposições, desfiles típicos, apresentações artísticas variadas, almoço e café colonial, shows diversos, olimpíadas coloniais e o encontro de fuscas e carros antigos.
Estas diversas atividades, são focadas nas tradições e cultura da nossa comunidade, tendo como principal foco a cultura italiana. O objetivo é atrair os agricultores e moradores do Distrito e localidades vizinhas e de aproximar a cidade do meio rural, proporcionando lazer, diversão e entretenimento, para as mais diversas faixas etárias.
A Festa não possui fins lucrativos e é organizada pela SAFAS - Sociedade Amigos de Fazenda Souza, a qual possui uma comissão formada por voluntários.
A Festa do Agricultor de Fazenda Souza é uma celebração que ocorre a cada dois anos no distrito e é um dos grandes eventos que mobilizam a comunidade, por ser uma vitrine da produção agrícola local. Normalmente, a festividade ocorre durante a última semana de julho e a primeira semana de agosto, sendo organizada pela Sociedade Amigos de Fazenda Souza (SAFAS), com o apoio de moradores, através de verbas públicas obtidas pela inscrição e aprovação do projeto do evento.
A festa ocorre em um parque de eventos, localizado na praça do distrito, onde ocorrem atrações musicais, cênicas e danças e também onde estão localizadas as bancas expositoras de produtos locais, maquinários agrícolas e praça de alimentação, que conta com um café colonial (que se encontra no Salão Paroquial).
Nos dois domingos de festa são realizados desfiles típicos, com a participação da comunidade que os organiza, demonstrando o trabalho realizado no distrito, sua religiosidade, instituições e grupos que fazem parte da comunidade. Além disso, a festa costuma realizar um encontro de fuscas e carros antigos que ficam expostos nas dependências do Seminário Josefinos de Murialdo, premiando os carros de destaque.
Outra tradição da Festa do Agricultor é a escolha das soberanas – rainha e princesas – que representam e divulgam a festa. Essa escolha é realizada um ano antes da celebração. As moças da comunidade se inscrevem para um concurso, são avaliadas em diversos aspectos e eleitas por uma banca examinadora que as acompanha durante esse processo em uma festa que comumente é realizada no Clube Minuano.
Fonte: site da Festa do agricultor e ANDREOLLA, Caroline Lipreri. Inventário Participativo De Patrimônio Cultural Em Fazenda Souza/Rs, Trabalho apresentado ao Programa de Pós-Graduação em História – Mestrado Profissional, da Universidade de Caxias do Sul, como requisito para obtenção do grau de Mestre em História. 2019
Foto: Divulgação