Se você já tem cadastro
Se você é novo por aqui
Você é
CLIENTE ANUNCIANTE
Incluir, mostrar e destacar a sua empresa, produtos e serviços. Inclui autorização para cadastrar eventos.
PROMOTOR DE EVENTOS
Cadastro para poder incluir eventos na agenda.
Deve ser no nome do promotor responsável pelo evento.

Terraoro Vinhos

Vinícola Terraoro, em Criúva, reverencia a história da família Rampazzo
Contato: (54) 98115-8545

Vinícola Terraoro, em Criúva, reverencia a história da família.

A Vinícola Terraoro, em Criúva, é um resgate da cultura ancestral das famílias italianas.Quem está à frente do projeto é Leonardo Rampazzo e, ao lado dele, há investidores que também são descendentes de italianos. Leonardo conta que seu avô, Albino Rampazzo, e o seu bisavô, Constante Rampazzo, produziram vinho durante toda a vida. “Aos 88 anos, três meses antes de morrer, o meu avô estava tomando o vinho produzido por ele mesmo”, lembra

A história da vinícola começou com a compra de uma propriedade em 2020. Como ela está em uma área de preservação, pois fica em uma bacia de captação, Leonardo foi procurar informações sobre o que poderia ser feito e comenta: “Entendemos o nível de regeneração daquela área, que faz parte do bioma pampa, e necessitamos de autorização prévia para plantar parreiras. Vemos essa localização, a bacia de captação do Sepultura, como um diferencial positivo e tomamos todos os cuidados necessários”.

Por conta desses estudos prévios, o plantio dos vinhedos começou apenas em setembro de 2021. A segunda parte foi cultivada em agosto de 2022. “Quando começamos a construir, em 2021, era só campo, não tinha nada além da cerca. Começamos realmente do zero”, relata. Como a produção do vinho iria demorar, Leonardo decidiu ir para o mercado e lançar a marca, mesmo sem usar os vinhedos próprios. “Firmamos parcerias com duas empresas, uma de Bento Gonçalves e outra de Garibaldi, e são elas que vinificam para nós. Estamos nos preparando para ter Pinot Noir, Petit Verdot, Cabernet Franc, Merlot e Sauvignon Blanc. Devagar, vou lançar todas essas variedades”, detalha. Atualmente, são poucas garrafas e a compra pode ser feita na vinícola ou entrando em contato pelo Instagram (@terraorovinhos).

À partir de 2024, com a primeira colheita, a vinificação passa a acontecer também com uvas da propriedade. E a intenção é plantar Chardonnay e incluir mais esse rótulo. “Entregamos um vinho com alto padrão de qualidade e apostamos nele para contribuir com o turismo rural em Criúva, que tem muito a crescer”, explica. Para isso, Leonardo já trabalha com visitas e eventos fechados, sempre com agendamento pelo telefone/whats (54) 98115.8545. O cenário lindo da Terraoro já recebeu uma formatura e tem capacidade para até 150 pessoas, neste momento. Com o tempo, chegará a 400. Ele tem apenas o espaço e a cozinha, toda a infraestrutura de decoração, som e alimentação precisa ser contratada à parte.

Porém, vale a pena levar tudo que for preciso para celebrar momentos especiais em uma área que, no futuro, vai abastecer Caxias do Sul junto com as demais represas, tem o ar puro e a calma do interior e ainda carrega a história dos antepassados, que começa na Itália. “O meu bisavô veio de lá em 1880 e abracei este projeto para honrar e perpetuar o legado dele”.

CLIQUE AQUI PARA TRAÇAR A ROTA ATÉ O LOCAL