Se você já tem cadastro
Se você é novo por aqui
Você é
CLIENTE ANUNCIANTE
Incluir, mostrar e destacar a sua empresa, produtos e serviços. Inclui autorização para cadastrar eventos.
PROMOTOR DE EVENTOS
Cadastro para poder incluir eventos na agenda.
Deve ser no nome do promotor responsável pelo evento.

Igreja São Rafael - Nova Palmira

Capela São Rafael foi benta em 1887

A religiosidade era muito forte nos tempos em que Nova Palmira se destacava na região. Entre os anos de 1851 e 1888, porém, praticá-la exigia bastante esforço dos imigrantes católicos que viviam na localidade. No livro História de Nova Palmira - Tempo Memória e Registros, Maria Lúcia Bettega informa que havia um longo caminho a percorrer para chegar à igreja onde aconteciam os casamentos e os batizados. Confira um trecho da obra. “Montados a cavalo ou conduzidos por carretas puxadas por “mulas”, seguiam até a Igreja de Santo Inácio, no Alto Feliz, residência do padre, buscavam-no para realizar os sacramentos ou celebravam-nos na igreja de Alto Feliz”.

A autora reforça que o caminho era feito com muita satisfação pelos católicos, porque eles acreditavam que a religião era a âncora para o bem-estar e o crescimento das suas famílias. No arquivo histórico dos Padres Jesuítas de Porto Alegre, conforme informa o livro, há um pouco da história de Nova Palmira e, inclusive, da primeira igreja. Segundo um documento reproduzido na obra, a primeira capela da localidade ficou pronta e foi benta no ano de 1887 e foi chamada de São Rafael. Há uma observação que leva a crer que essa edificação foi a primeira.

Segue um trecho da pesquisa feita pelo Padre L. Zeno Etges, S.J., arquivista da Província dos Jesuítas em Porto Alegre, reproduzida no livro História de Nova Palmira - Tempo Memória e Registros.

“O texto original latino, do qual segue uma tradução em cópia xérox, falando da paróquia em geral, diz que se construiu uma nova capela pública, isto é, destinada a todos, não, portanto, particular. Esse “nova”, no latim, pode ter o sentido de: mais uma. É o que parece verificar-se aqui. Porque, se então essa comunidade só contava com umas 20 famílias, é muito pouco provável que em tempos anteriores esse grupo já tenha construído uma capela.”

Não há certeza sobre a data da bênção. Um registro informa que teria sido no dia da Festa de São Rafael, 24 de outubro. Outro aponta que aconteceu no dia 22 de outubro de 1887. Naquele ano, dia 24 foi uma segunda-feira, então é possível que a festa em honra a São Rafael tenha sido antecipada para o fim de semana, com a bênção acontecendo no sábado. O padre que benzeu essa capela foi Ludovico Van Nüss. Em 1891, foi adquirido o sino e construída uma torre para ele. Na época, havia 30 famílias. Em 1907, a capela foi aumentada e ganhou uma nova sacristia.