Se você já tem cadastro
Se você é novo por aqui
Você é
CLIENTE ANUNCIANTE
Incluir, mostrar e destacar a sua empresa, produtos e serviços. Inclui autorização para cadastrar eventos.
PROMOTOR DE EVENTOS
Cadastro para poder incluir eventos na agenda.
Deve ser no nome do promotor responsável pelo evento.

Espaço cultural História & Memória de Vila Cristina

A singela moradia com estrutura de enxaimel sobre base de pedra, pertencera ao imigrante Carl Reisner que desembarcou em 1858 e que em 1859 adquiriu sua propriedade rural. E imprecisa a data da construção, mas é provável que situe-se entre 1865-1870.

Via de regra, a construção de alvenaria era antecedida pelo abrigo primitivo, de madeira. Outras casas foram construídas para servir de moradia aos descendentes e suas respectivas famílias. Ernesto Nienow e Leopoldina Reisner Nienow, neta de Carl, foram os últimos moradores da casa e como não tiveram filhos, todo o imóvel foi transferido para llson Tissot e Anísia Knaack Tissot, sobrinhos de Leopoldina e moradores de Linha Temerária, município de Nova Petrópolis.

 Entre as culturas praticadas por Ernesto e Leopoldina, bdestacavam-se o milho e o feijão, mas era a criação de porcos e a extração da banha que garantiam o melhor rendimento, conforme relato publicado por Maria Lúcia Bettegat em que Ernesto Nienow também recordou que água não faltava, pois o poço construído com pedras do rio Caí, aos fundos da residência, sempre atendeu às necessidades. No entanto, a energia elétrica foi realidade apenas na década de 1950. O lampião, abastecido com óleo extraído de amendoim, o qual era ali cultivado, foi o meio utilizado para garantir um mínimo de iluminação.

Em 10 de maio de 2004, a Prefeitura Municipal de Caxias do Sul se tornou proprietária de uma área de 10.440,025 m2, em Linha Cristina, início de Nova Palmira, às margens da antiga Estrada Rio Branco nas proximidades da intersecção da BR- 116 (Km 172) com a RS-452.

O principal objetivo de implantar unidade de atendimento básico de saúde , área de lazer, subprefeitura e outros equipamentos públicos. No registro imobiliário cartorial, encontra-se apenas uma menção genérica a benfeitorias. Na realidade, continha uma das mais antigas edificações Vila Cristina e por extensão, do município de Caxias do Sul.

Em 2013, como forma de reparo ao dano perpetrado ao patrimônio histórico e cultural pela demolição irregular de edificações situadas no centro de Caxias do Sul, a empresa do ramo imobiliário firmou um Termo de Ajustamento de Conduta com o Município.

O objeto do TAC foi o custeio e execução de obra de restauro e revitalização da edificação histórica de Vila Cristina, bem escolhido pela Divisão de Proteção ao Patrimônio Histórico e Cultural, órgão da Secretaria Municipal da Cultura, a quem coube indicar as diretrizes, aprovar o projeto e supervisionar a obra. Coube à equipe da arquiteta Carla Todescato a realização da tarefa que partiu do diagnóstico, identificado nas respectivas fichas, para implementar as soluções adequadas.

Entregue à comunidade no dia 28/12 de 2016 o espaço cultural História & Memória de Vila Cristina. Uma edificação histórica pertencente ao Município que foi restaurada graças ao primeiro Termo de Ajustamento de Conduta para reparação de dano ao Patrimônio Histórico, firmado entre o Município e a empresa Office Administradora de Imóveis Ltda em 2013.

No espaço interno da antiga residência Reisner/Nienow, inscrita no Livro Tombo como Patrimônio Histórico, painéis ilustrativos ficarão acessíveis ao público, sintetizando aspectos relevantes de Vila Cristina e de sua gente.

O espaço é aberto à visitação para isso é necessário solicitar a subprefeitura, fica ao lado, para abrir. Para Grupos é necessário agendamento.

.