Secretaria do Turismo faz levantamento de empreendimentos rurais em Caxias do Sul
Compartilhar
A Secretaria do Turismo (SEMTUR) iniciou o trabalho de campo de coleta de dados para o preenchimento do cadastro dos empreendimentos rurais voltados à atividade turística no município. Durante visita técnica,os proprietários são entrevistados e repassam informações como localização, produtos e serviços ofertados. A iniciativa tem como objetivo ampliar a base de dados junto ao governo do Estado, e potencializar a divulgação e a promoção dos estabelecimentos.
Para o secretário do Turismo, Emir Alves da Silva, o setor primário, reconhecido como importante fonte de renda para o Município é, também, um atrativo turístico em potencial. O catálogo destes empreendimentos amplia a capacidade de qualificar as políticas públicas para o turismo de Caxias do Sul. “Atualmente não há um banco de dados completo, o que é fundamental para o planejamento e definição de estratégias também para o segmento do turismo rural”, afirma.
Segundo o turismólogo da Secretaria do Turismo, Ênio Martins, a ação contempla a área rural de Caxias do Sul. Os questionários são aplicados prioritariamente nos estabelecimentos já em funcionamento, localizados nos roteiros turísticos. Até o momento, cerca de 10 estabelecimentos já foram visitados pela equipe da Secretaria. “São estabelecimentos que já contam com oferta turística, ou qualquer atividade de cunho turístico. Os estabelecimentos novos serão contemplados em uma das etapas seguintes do levantamento”, esclarece.
No questionário, além das informações de identificação, acessos, classificação, infraestrutura, instalações e equipamentos, são diagnosticados a situação dos atrativos e as atividades desenvolvidas nas propriedades rurais. A iniciativa tem a coordenação da Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer do Estado (SETEL), com a participação de entidades ligadas ao segmento como EMATER, SENAR, SEBRAE, FAMURS, ABRATURRS, SDR e SEFAZ, e representantes da PUC, IPA e UCS.