Se você já tem cadastro
Se você é novo por aqui
Você é
CLIENTE ANUNCIANTE
Incluir, mostrar e destacar a sua empresa, produtos e serviços. Inclui autorização para cadastrar eventos.
PROMOTOR DE EVENTOS
Cadastro para poder incluir eventos na agenda.
Deve ser no nome do promotor responsável pelo evento.

Recordações das antigas colônias

A Exposição Recordações: Imagens e reminiscências da imigração italiana no RS é uma apresentação de um raro documento que guarda registros fotográficos de antigas colônias italianas no Rio Grande do Sul e pode ser visitada no Museu Municipal de Caxias do Sul, até dia 24 de outubro. 

Trata-se do álbum Recordação das Colonias Conde D’Eu, Dona Isabel, Alfredo Chaves, Antonio Prado e Caxias, que reúne imagens dos primórdios da imigração italiana no nordeste do RS, entre 1885 e 1900, retratando a origem das atuais cidades de Garibaldi, Bento Gonçalves, Veranópolis, Antônio Prado e Caxias do Sul, respectivamente.

O documento tem 67 fotografias de provável autoria de Francesco Müscani e Giovanni Battista Serafini, que registram o surgimento de núcleos urbanos, a organização social, o desenvolvimento econômico, a vida cotidiana nas moradias, em armazéns, hotéis, casas de negócios, moinhos, serrarias e igrejas. Também traz recordações de ações como a construção de estradas e pontes, plantações e parreirais, e da paisagem de mata araucária.

Os registos que integram a exposição são do acervo do Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami, organizado pela Unidade de Artes Visuais da Secretaria da Cultura e a curadoria é da coordenadora da Unidade de Artes Visuais, Carine Turelly.

Doado pela Família Darsie, o álbum tornou-se documento público em 1977. Pertencia a Eloy Ibanez Darsie, natural de Carlos Barbosa. Após seu falecimento, sua filha Luiza Helena Darsie, então estudante de História, tomou a iniciativa de doá-lo ao Museu Municipal e Arquivo Histórico Municipal de Caxias do Sul.

Em 2014 efetivou-se o projeto de restauração do álbum fotográfico Recordação das Colonias, financiado pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura com apoio da Empresa Randon S/A. Através de indicação da FUNARTE, o álbum passou por um completo processo de restauração no Rio de Janeiro, assegurando sua preservação. 

A visita pode ser feita de terça-feira a sábado, das 9h às 17h, no Museu Municipal.

Exposições, filmes, palestras e oficinas: Confira a programação da Semana da Fotografia

Fotos: Acervo Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami/ Coleção: Família Darsie