Professora da UCS vence Prêmio Nacional do Turismo
Susana de Araújo Gastal, docente do Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hospitalidade da Universidade, foi premiada na categoria Academia
A professora da Universidade de Caxias do Sul Susana de Araújo Gastal é a vencedora do Prêmio Nacional do Turismo 2019 – Profissionais de Destaque no Turismo – na categoria Academia. Promovida pelo Ministério do Turismo, a iniciativa busca identificar, reconhecer e valorizar profissionais que tenham atuado de forma proativa em benefício do desenvolvimento do turismo no Brasil nos últimos dois anos. A votação ocorreu de forma aberta, no site do Ministério do Turismo, e o resultado final foi anunciado nesta quarta-feira, 4 de dezembro, durante solenidade em Belo Horizonte.
Jornalista, mestra em Artes Visuais (UFRGS) e doutora em Comunicação Social (PUC RS), Susana fez estágio pós-doutoral na Universidade Católica Portuguesa, entre 2012 e 2013. Atualmente leciona, orienta e pesquisa no Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hospitalidade – Mestrado e Doutorado – da UCS, tendo linhas de pesquisa associadas aos temas Turismo, Cidade, Cultura e Gastronomia. Em sua larga carreira acadêmica, tem mais de 50 artigos publicados em periódicos, 81 capítulos e quatro livros publicados, 90 trabalhos em anais de eventos e proferiu cerca de 35 palestras, inclusive duas em Portugal.
Segundo o reitor da UCS, professor Evaldo Antonio Kuiava, destaques como esse refletem o trabalho e o comprometimento da academia com a pesquisa e a produção de conhecimento, por meio de seus programas de Pós-Graduação. A professora Susana destaca a premiação como oportunidade de estar, representando a academia, lado a lado com outros atores do Turismo, como poder público, iniciativa privada e organizações não governamentais. “Essa presença favorece o diálogo entre as áreas, concede visibilidade ao setor acadêmico e reforça o que estamos produzindo”, conta, considerando a relevância do momento para Universidade, Pós-Graduação e ao Turismo em geral, também em contribuição à conversa entre teoria e prática.