O vinho é um aliado da sua saúde
CompartilharConsumida de forma moderada, regular e durante as refeições, a bebida ajuda a evitar diversas doenças
Uma taça diariamente para as mulheres; duas para os homens. O vinho, consumido moderadamente, faz um muito bem para a saúde, isso é comprovado. Mesmo contendo uma quantidade relativamente alta de álcool, a bebida oferece benefícios como redução do risco de contrair doenças cardiovasculares e até mesmo HIV. O controle do peso também tem no vinho um grande aliado.
Tudo isso se deve aos polifenóis, originados principalmente das cascas e das sementes das uvas. Por isso, o aconselhamento é pelo consumo de vinhos tintos, já que a cor vem da casca das uvas tintas. O principal papel dos polifenóis no aumento da nossa saúde está a capacidade deles de matar uma grande quantidade de bactérias e de inibir o crescimento de diversos vírus, entre eles o do herpes, o da gripe e o da poliomielite.
As conclusões relacionadas às doenças cardiovasculares são de instituições extremamente sérias, como a Food and Drug Administration (FDA), a American Hart Association (AHA), a European Society of Cardiology (ESC), a Soceidade Brasileira de Cardiologia (SBC), a Sociedade Brasileira de Hipertensão Arterial (SBH) e a National Stroke Association (NSA).
Tratando de outra doença bastante grave, o HIV, pesquisas apontam um retardo de até 80% no crescimento do vírus quando ele está em estágio inicial. O período de latência - em que a doença está no corpo, mas não se manifesta - é outra conclusão dos benefícios de se consumir a bebida.
E a lista de vantagens não termina. O vinho ainda melhora a consistência, a elasticidade e a hidratação da pele, além de aperfeiçoar a comunicação, o QI e a capacidade de atenção de quem o consome de forma moderada e regular. Redução de cáries e de osteoporose para mulheres também fazem parte dos benefícios dessa bebida para a saúde. Os polifenóis ainda servem como barreira para doenças alérgicas.
Porém, o fundamental é que o consumo seja sempre moderado, regular e durante as refeições. O vinho é uma bebida alcoólica e, se consumido em excesso, tem os prejuízos decorrentes do álcool. O objetivo é obter os benefícios oferecidos pelos polifenóis, que são potentes antioxidantes, ou seja, neutralizam, varrem e eliminam os radicais livres, responsáveis por inúmeras doenças.
Muito importante: sempre que você não se sentir bem, deve procurar um médico. O vinho tem seus benefícios para a saúde, mas não dispensa os cuidados básicos e os check ups frequentes. Cuide-se!
LEIA TAMBÉM