Se você já tem cadastro
Se você é novo por aqui
Você é
CLIENTE ANUNCIANTE
Incluir, mostrar e destacar a sua empresa, produtos e serviços. Inclui autorização para cadastrar eventos.
PROMOTOR DE EVENTOS
Cadastro para poder incluir eventos na agenda.
Deve ser no nome do promotor responsável pelo evento.

Museu dos Capuchinhos apresenta resultados do Projeto “Uma Assinatura para a Arte Anônima”

Aprovado pelo Financiarte, Fundo Municipal de Financiamento da Arte e da Cultura Caxiense, o Projeto "Uma Assinatura para a Arte Anônima" surgiu da necessidade de conhecer melhor o acervo de Arte Sacra do Museu dos Capuchinhos, não apenas para subsidiar o processo de catalogação museológica, mas também para que as obras possam ser expostas e divulgadas a partir da revelação de suas histórias, até então anônimas. A exposição, que traz algumas das obras pesquisadas e apresenta o catálogo virtual do projeto, inaugura dia 22 de março, às 18h30, e terá período de visitação até setembro.

Em 2016,  foi realizada a investigação sobre o principal acervo de Arte Sacra com enfoque nos altares, retábulos e imagens em madeira, com o objetivo de obter a descrição estilística, identificação de autoria e contextualização histórico-espacial dos locais de origem de cada peça.

A coleção que começou a ser formada na década de 1980, período anterior a institucionalização do MusCap quando os procedimentos de entrada de peça ainda não estavam devidamente sistematizados, possuía muitas lacunas no que tange a procedência, histórico, descrição estilística e descrição do estado de conservação. Até mesmo a composição dos conjuntos, como no caso dos altares, suscitava dúvidas à equipe de documentalistas.

Muitas peças foram retiradas da igreja de origem, fragmentadas e distribuídas em outras igrejas e capelas, passando muitas vezes por processos de repinturas e reformas para se adequarem ao novo espaço.

A exposição vai permitir que o público conheça ao vivo algumas obras até então não expostas. O MusCap também disponibilza o Catálogo online do projeto, no qual é possível ver as descobertas acerca de cada obra, as fotografias antigas, os desenhos e descrições dos pesquisadores. 

Saiba mais sobre o projeto.

 

Perfil do MUSCAP
 O Museu dos Capuchinhos, que possui cadastro regularizado nos Sistemas Nacional e Estadual de Museus, completou 15 anos no dia 09 de dezembro de 2015. Tem como missão: “Preservar os acervos e as memórias que contam a história da presença Capuchinha no Rio Grande do Sul e também as particularidades que tornam especial cada Frade Capuchinho”. Funciona numa edificação da década de 1950, com área total de 852 m². Abriga atualmente Sala de Exposições Temporárias; Biblioteca com Livros Especializados e Obras Raras; Laboratório de Restauro de Papel e Ateliê de Pintura; Arquivo Documental e Reservas Técnicas.
O acervo possui coleções divididas em:
- Acervo Museológicos: formado por arte sacra, alfaias e objetos cotidianos provenientes das igrejas, conventos e casas capuchinhas;
- Acervo Documental: formado por documentos textuais e fotografias das Fraternidades e Instituições ligadas aos Capuchinhos no Rio Grande do Sul e também por documentos pessoais de freis falecidos;
 - Acervo Bibliográfico: títulos especializados em Teologia, Filosofia, História da Igreja e da Ordem; Publicações de Frades Capuchinhos, história regional; obras raras do século XVI, XVII, XVIII e XIX.
O Muscap realiza exposições temporárias com recortes do acervo por temática. O processo de Documentação Museológica utiliza plataforma de última geração capaz de disponibilizar o acesso a pesquisadores de qualquer lugar do mundo através da internet.  O Laboratório de Conservação e Restauro está equipado para atender um museu de médio porte, sendo considerado o mais estruturado da Região. O Museu atua também com educação patrimonial oferecendo atividades que envolvem escolas e projetos sociais. 
A exposição pode ser visitada de segunda a sexta, das 8h às 11h30 e das 13h30min às 17h. Sábados, domingos e feriados, mediante agendamento.
MusCap fica na rua General Mallet, 33a, Bairro Rio Branco 
Telefone: (54) 3220-9577