Se você já tem cadastro
Se você é novo por aqui
Você é
CLIENTE ANUNCIANTE
Incluir, mostrar e destacar a sua empresa, produtos e serviços. Inclui autorização para cadastrar eventos.
PROMOTOR DE EVENTOS
Cadastro para poder incluir eventos na agenda.
Deve ser no nome do promotor responsável pelo evento.

Confere as dicas de como servir corretamente cervejas especiais

Serviço contribui diretamente na degustação da bebida

No dia 11 de agosto, o Brasil comemora uma das profissões mais tradicionais e antigas do mundo, a do garçom. Uma figura com que todos interagem diariamente, tanto nos restaurantes e padarias, como nos bares. Mas para quem prefere degustar cervejas especiais no conforto de casa, fica a dúvida de como servir corretamente cada tipo de cerveja, e de quais cuidados tomar.

Segundo Marina Cervi, beer sommelier da Mr. Beer (de São Paulo), rede de franquias de cervejas especiais, o serviço correto contribui diretamente na degustação da bebida. “Cada cerveja tem sua especificidade, mas em geral, o serviço deve começar com o copo inclinado, o que diminui a turbulência e a velocidade do líquido, evitando a formação indevida de espuma e diminuindo a volatilização dos aromas. Quando estiver 70% cheio é a hora de elevar lentamente e servir o líquido no centro até que o copo esteja reto, formando uma espuma de aproximadamente 1 a 2 cm”, sugere.

"As Weizenbiers requerem um serviço especial, exigindo uma maior inclinação do copo e menor velocidade na colocação do líquido, devido à alta formação de espuma característica desse estilo. A cerveja de 500 ml deve ser inteiramente colocada no copo Weizen, não se esquecendo de agitar a garrafa em movimentos circulares quando estiver restando 2 dedos da cerveja, para misturar com o fermento residual, e servir no copo em pé”, explica a Marina.

Segundo a beer sommelier é fundamental evitar o contato do recipiente (garrafa, lata, torneira de chopp, keg, etc.) com o líquido e com o copo. Isso porque esse contato pode transmitir partículas de poeira, sabão, entre outras, o que pode influenciar na formação de espuma. “Além de utilizar copos limpos e sem gorduras, é importante estar atento à temperatura de serviço. Cerveja muito gelada amortece as papilas gustativas, prejudicando a percepção do sabor”, completa Marina.

A dica é seguir a seguinte escala como referência: 
•    Muito gelada (de 0 a 4°C): Pale Lagers, cervejas sem álcool e qualquer cerveja que tenha o objetivo de refrescar mais do que de ser degustada.
•    Bem gelada (de 5 a 7°C): Weizenbiers (cervejas claras de trigo), Lambics de fruta e Gueuzes.
•    Gelada (de 8 a 12°C): para Lagers Escuras, Pale Ale, Amber Ale, Dunkel Weizen (cervejas escuras de trigo), Porter, Helles, Vienna Lager, Belgian Tripel e Bock tradicional.
•    Temperatura de adega (de 13 a 15°C): para as Belgian Dark Strong Ale, Belgian Gold Strong Ale, Stout, Eisbock, Doppelbock e a maioria das cervejas especiais Belgas, incluindo as Trapistas. 

Para a beer sommelier a utilização do copo correto para o determinado tipo de cerveja permite ao consumidor a experiência total do sabor e aroma da cerveja.

Confira abaixo os principais copos utilizados:


Caneca Mass – Ideal para cervejas armazenadas em barrils, conhecido comumente no Brasil como chopp. A caneca é muito usada em eventos e é ideal para quem adora brindar. É o típico canecão alemão, ideal para grandes e festeiros bebedores que adoram brindar a cada minuto. A alça evita o contato da mão com o vidro, mantendo a temperatura gelada por mais tempo.

 

Pint – Muito comum nos pubs ingleses e irlandeses, o Pint é tradicionalmente utilizado pelas Stouts, Bitters e a maioria das Ales inglesas. Foi idealizado por ter um desenho simples, barato e que comporta grandes quantidades de cerveja. O nome, na verdade, é uma medida: 1 pint = 473 ml (Estados Unidos), 568 ml (Reino Unido). Os dois tipos de copo Pint mais conhecidos são: Nonick, ou English Pint, que tem um anel saliente no topo; e o Irish Pint, imortalizado pela Guinness; o corpo mais fino na parte inferior propicia melhor encaixe nas mãos, e o arredondamento mais largo acima ajuda na captura dos aromas.

 

Taça Belga ou Tulipa – Ideal para cervejas que possuem bastante espuma, como a Blanche de Namur e outras Strong Ales Belgas. O desenho é baixo e elegante, permitindo também observar a evolução da espuma. Seu corpo arredondado captura os aromas e a borda voltada para fora se encaixa perfeitamente nos lábios e ajuda na sustentação da espuma. Não confunda com o que chamamos aqui no Brasil de Tulipa, que na verdade é um copo Pilsner. A Tulipa parece uma taça de conhaque, porém com a boca do copo virada para fora.

 

 

Copo IPA – Desenvolvido especialmente para esse estilo, através de seu Design ergonômico, com a finalidade de potencializar os complexos perfis aromáticos das American IPAs, mantendo um colarinho generoso e ressaltando o sabor. O copo ideal para fazer uma degustação amarga e especial.

 

 

Copo Weizen – Ideal para cervejas do tipo Weizenbier (cervejas de trigo), tem capacidade para receber todo o volume da garrafa de 500 ml, incluindo o fundo com leveduras e a espuma abundante, conforme tradição do estilo. A forma longa do copo possibilita a visualização do líquido, e a boca larga se justifica pela grande intensidade aromática do estilo.

 

 

 

Fonte: Dezoito Comunicação - Jornalista Caroline Tondato