Caxias do Sul ganha a terceira minipraça
CompartilharNesta semana, Caxias do Sul ganhou a terceira minipraça, ou parklet, localizada na Rua Tronca, 3.068, bairro Rio Branco, em frente ao Bier Haus Bar e Armazém. O projeto é uma parceria entre essa empresa e a prefeitura, com o objetivo de humanizar a via, já que usa o espaço de uma vaga de estacionamento de carro.
Na solenidade de inauguração, o secretário municipal do Meio Ambiente, Adivandro Rech, agradeceu a iniciativa do Bier Haus e reiterou que o parklet é um projeto que devolve a cidade às pessoas. “Temos que viver a cidade, voltar às ruas. Isso que o projeto da instalação das minipraças busca: viabilizar e democratizar a convivência. Um local público de convivência estimula a preservação, o cuidado e a responsabilidade, pois a cidade é das pessoas”, frisou.
O decreto que regulamenta a instalação e o uso dos parklets foi assinado pelo prefeito Alceu Barbosa Velho no dia 15 de junho deste ano. O primeiro do município foi entregue em 22 de setembro e está instalado na Rua Dr. Montaury, em frente à Casa Magnabosco. O segundo foi instalado na Rua Vereador Mário Pezzi, entre a Avenida Júlio de Castilhos e a Rua Pinheiro Machado, em frente ao Equiláttero Pré Superior, no dia 21 de outubro. A prefeitura pretende entregar mais três equipamentos até o final do ano.
Inspiração norte-americana
Os parklets são a ampliação do passeio público, realizada por meio da implantação de plataforma sobre a área antes ocupada pelo leito da via pública, equipada com bancos, mesas, floreiras, lixeiras, bicicletário, entre outros elementos de mobiliário, com função de recreação ou de manifestações artísticas. Em síntese, são minipraças que ocupam o lugar de uma vaga de estacionamento (2m x 5m) em vias públicas. São uma extensão da calçada que funcionam como um espaço público de lazer e convivência.
O primeiro projeto oficial foi lançado em 2010 na cidade de São Francisco, nos Estados Unidos. Com o nome que faz trocadilho com o ato de estacionar (“parking”, em inglês) e parques (“parks”), os parklets são uma tendência hoje, quando o assunto é espaço de convivência. Enquanto uma vaga de estacionamento na rua pode ser utilizada por cerca de 20 carros por dia, um parklet atende mais de 300 pessoas nesse mesmo período, além de promover uma maior interação social entre os cidadãos, melhorando a convivência de todos e promovendo o uso do solo de maneira democrática, não somente voltado para automóveis.