Arquivo Histórico Municipal completa 40 anos
CompartilharA Prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Secretaria da Cultura, promove a solenidade de comemoração dos 40 anos do Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami às 16h da próxima sexta-feira, dia 5 de agosto. Na ocasião, ocorre o lançamento do Sistema de Gestão de Documentos, que vai permitir a pesquisa via link institucional. O software utilizado, ATOM, é de uso livre, reconhecido pelo Conselho Internacional de Arquivos e contempla a Norma Brasileira de Descrição Arquivística (NOBRADE). Também haverá homenagens a pessoas e entidades que contribuíram com a instituição e com a preservação do patrimônio documental da cidade.
Após a solenidade, haverá a atividade de integração chamada “Uma noite no Arquivo”, que contará com a participação do Coro Municipal e uma exposição de carros do Clube de Carros Antigos e Mercedes-Benz Clube de Caxias do Sul. Os convidados poderão ser fotografados à moda antiga, em cenário composto com materiais e peças do antigo laboratório e Studio Geremia.
HISTÓRICO DO ARQUIVO
Criado oficialmente no ano de 1976, o Arquivo Histórico Municipal surge anteriormente, no contexto das comemorações do centenário da Imigração Italiana. Funcionou até 1996 junto ao prédio anexo ao Museu Municipal e vinculado a ele administrativamente.
Em 1979, o Arquivo Histórico foi protagonista de um movimento a favor da preservação do prédio conhecido como “antigo Hospital Carbone”. Esse processo contou com o apoio de empresas que adquiriram o imóvel e o doaram ao Poder Público, condicionando a sua ocupação com o acervo documental da cidade. Nas décadas seguintes, o prédio passou por reformas e a transferência do acervo se deu em 1996, mas a ocupação definitiva em 1999, ano em que passou por novas reformas a fim de possibilitar sua plena ocupação. A edificação foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Estadual – IPHAE, em 1986, e pelo Município de Caxias do Sul, em 2002.
Em 15 de setembro de 1997, pela Lei nº 4704, a instituição denominou-se Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami, em homenagem a esse historiador autodidata, cujo acervo documental por ele preservado foi doado à instituição ainda na década de 1970.
O Arquivo Histórico Municipal de Caxias do Sul é formado pelas seguintes unidades
*Unidade Arquivo Público, constituída por conjuntos documentais de caráter permanente, produzidos por órgãos da Administração Pública Municipal, Direta e Indireta, em decorrência de suas funções administrativas;
*Unidade Arquivos Privados, constituída por conjuntos documentais de diferentes suportes produzidos e/ou acumulados por indivíduos, famílias ou instituições de caráter privado;
*Unidade Banco de Memória Oral, constituída de entrevistas realizadas com enfoque à história de Caxias do Sul e região;
*Setor de Conservação e Restauração.
O espaço está aberto ao público de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h, com agendamentos pelos telefones 54.3901.1318 e 54.3218.6114 ou pelo e-mail: [email protected].