Aproveite a Festa da Uva para passear em Caxias do Sul
Visitar Caxias do Sul durante a Festa da Uva é um bom motivo para descobrir outras atrações que a cidade oferece. Com 126 anos de história, Caxias pode ser contemplada em museus, monumentos, prédios centenários tombados, igrejas e belas paisagens na área rural, que guardam traços da colonização.
Na área urbana, destaque para o Monumento Nacional ao Imigrante, que homenageia os imigrantes que vieram ao Rio Grande do Sul. Fica na BR-116 a poucos minutos do centro. Também não deixe de visitar a Igreja de São Pelegrino, que tem em seu interior pinturas de Aldo Locatelli e uma réplica da Pietá, de Michelangelo. De fácil acesso, fica no bairro do mesmo nome. A Catedral, que fica em frente à praça no centro, é outra igreja que deve ser incluída na relação de visitas.
Entre os museus, destaque para o Museu de Ambiência Casa de Pedra, que fica no bairro Santa Catarina, no caminho para os Pavilhões da Festa da Uva. A casa com pedras assentadas e rejuntadas em barro foi moradia do imigrante italiano Giuseppe Lucchese no final do século XIX. O Museu Municipal, no centro da cidade, está instalado em um prédio que faz parte dos acontecimentos e do ritmo da cidade.
Há vários outros roteiros no interior que podem surpreender, como Criúva, Galópolis, Ana Rech, Forqueta e a Terceira Légua. Regiões com belas paisagens, de arquitetura típica, opções gastronômicas, além de uva, vinho e deliciosos sucos de uva.
Essas são algumas sugestões. Confira outras opções no Guia de Caxias do Sul
Fotos: Gilmar Gomes, Claudia de Lucena, Antonio Lorenzett