A 33ª Feira do Livro é lançada em Caxias, e 45 livreiros estão de volta à Praça Dante
A Feira do Livro de Caxias do Sul 2017 foi lançada no fim da tarde desta terça-feira, dia 12 de setembro, no 3º piso do Centro Administrativo, na prefeitura. Durante o evento, a secretária municipal de Cultura (SMC), Adriana Antunes, apresentou a estrutura e a programação da Feira. O prefeito Daniel Guerra e a primeira-dama Andrea Marchetto Guerra prestigiaram o evento.
Neste ano, 45 livreiros participarão da Feira, que volta a ser realizada na praça Dante Alighieri. Uma das novidades é a descentralização dos espaços com a utilização da rua Dr. Montaury, que ficará bloqueada, e do café da feira, em parceria com o empreendimento do Arco da Velha, no prédio da Casa de Cultura. A montagem das estruturas iniciou-se nesta quarta-feira (13/09).
A programação envolve bate-papos com escritores, seminários, ações para crianças e estudantes, apresentações culturais, sessões de autógrafos e música, além de oficinas de leitura e literatura, entre outras atividades. A patrona deste ano é a escritora Natalia Borges Polesso e a amiga do livro, novidade em 2017, é Maria Nair Sodré Monteiro da Cruz.
A Feira do Livro é uma realização da Prefeitura de Caxias do Sul por meio do Departamento do Livro e da Leitura da Secretaria da Cultura, com empreendimento cultural da Associação dos Livreiros Caxienses (Alca). O evento conta com financiamento da Lei de Incentivo à Cultura (LIC) Municipal, proposta pela Alca. A Feira ocorre entre os dias 29 de setembro e 15 de outubro na Praça Danti Alighieri.
O site oficial da Feira também foi apresentado durante o lançamento. No endereço eletrônico é possível acessar a programação completa, além de notícias dos projetos que serão desenvolvidos durante o evento. Toda a identidade visual da Feira foi desenvolvida pelos alunos da turma de Design da Universidade de Caxias do Sul (UCS), orientados pela professora Aline Fagundes Varela da Silva.
A Feira do Livro em números:
- 11 bate-papos com escritores renomados;
- 50 ações voltadas para crianças e estudantes (apresentações, contações de histórias e ciranda, apresentações do tapete mágico);
- 10 "Venha Ler Com..." os escritores na Feira;
- 22 apresentações artístico-culturais;
- 26 oficinas de leitura e literatura;
- 7 palestras;
- concerto didático com a Orquestra de Sopros;
- 86 sessões de autógrafos;
- 17 artistas envolvidos com música;
- festa de encerramento - Gran Cabaret Literário;
- 9 espaços/locais envolvidos com atividades da feira: Biblioteca Pública, Praça Dante, Estação Férrea, Museu Municipal, Teatro Pedro Parenti, Galeria Gerd Bornheim, Aristos Pub, Recreio da Juventude, UCS;
- premiação de concurso literário;
- 4 mil estudantes das redes municipal e estadual de 44 escolas envolvidas no projeto Passaporte da Leitura;
- 146 adolescentes inscritos para participarem das rodas de leitura;
- Proler (Programa Nacional de Incentivo à leitura);
- participação da Cia de Dança da SMC, do Coral Municipal e da Orquestra de Sopros.
Fotos: Secretaria Municipal da Cultura, Divulgação