Se você já tem cadastro
Se você é novo por aqui
Você é
CLIENTE ANUNCIANTE
Incluir, mostrar e destacar a sua empresa, produtos e serviços. Inclui autorização para cadastrar eventos.
PROMOTOR DE EVENTOS
Cadastro para poder incluir eventos na agenda.
Deve ser no nome do promotor responsável pelo evento.

6ª Semana Municipal do Turismo encerra com palestra de Toni Sando

A programação da 6ª Semana Municipal do Turismo se encerrou na segunda-feira, dia 28, com a palestra do presidente executivo do São Paulo Convention & Visitors Bureau, Toni Sando. Durante reunião-almoço da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC), o palestrante afirmou que o desafio de um destino é mobilizar pessoas para trabalharem pelo bem-estar comum, e que o setor de turismo, viagens e eventos deve fazer parte da estratégia das políticas públicas para o seu desenvolvimento, de forma integrada.

Toni Sando elogiou a campanha "Curta Caxias", lançada na semana passada e que busca despertar o sentimento de pertencimento do cidadão caxiense. A ação é fruto de uma articulação entre a Secretaria Municipal do Turismo, Caxias do Sul Convention & Vistors Bureau e Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares (SHRBS) com o objetivo de sensibilizar o morador local, tornando-o agente indutor do turismo. “A melhor pratica regional é trabalhar juntos em beneficio de todos”, salientou. Segundo ele, a ideia é tão boa que pode ser usada com os mesmos objetivos pelo Rio Grande do Sul e até pelo Brasil.

Ele destacou a necessidade de os eventos estarem em harmonia com o destino, para que o viajante seja também um visitante. Essa integração, em sua opinião, gera ações de hospitalidade, fazendo com que os turistas sejam recebidos como convidados. “Quando o evento não foi bom, é a cidade quem paga o preço. Nem todo destino é encantador, mas pode ser hospitaleiro. A cidade é exatamente como a nossa casa, onde fazemos de tudo para bem receber as pessoas que nos visitam. A cidade é a nossa grande casa”, argumentou Sando, que é também vice-presidente da União Nacional das Entidades de Destinos (Unidestinos). 

Toni Sando acredita que a crise ajuda a sair da zona de conforto, e que é preciso investir na qualidade do atendimento, até que ele seja percebido como acolhimento. O dólar hoje, segundo ele, joga a favor do turismo doméstico, basta saber explorar com criatividade e inteligência as potencialidades de cada região. “Os empresários de turismo, organizadores de eventos, promotores de feira, hoteleiros, comerciantes e de serviços também precisam ser mais criativos”, ponderou.
 
Semana Municipal do Turismo ocorreu de 21 a 28 de setembro e abordou o tema "Crise versus Oportunidade".

Foto: Tiago Fernandes

Saiba mais sobre o evento
Semana Municipal do Turismo em Caxias do Sul debate oportunidades do setor