Vinhos de mesa, vinhos finos e sucos.
- Internet
- Degustação
- Estacionamento
Vinícola Irmãos Arbugeri nasceu de uma mudança no mercado da uva
Foi o mercado que conduziu o início da Vinícola Irmãos Arbugeri, localizada na Terceira Légua, interior de Caxias do Sul. Darci Arbugeri, o único dos irmãos que segue no negócio, conta que, até a década de 1970, eles vendiam uva encaixotada para São Paulo e para o Rio de Janeiro. Durante essa época, porém, o negócio acabou sofrendo interferência das mudanças no mercado. “A uva chegava lá e não tinha mais valor, começamos a perder as cargas”, lembra ele. Com a fruta estocada, era preciso pensar em algo. E foi assim, diante da exigência de tomar uma decisão de o que fazer com a uva, que eles decidiram iniciar a produção de vinho e criaram a Vinícola Irmãos Arbugeri, que segue atuando até hoje.
Nos primeiros anos, Darci trabalhava junto com dois irmãos, daí a origem do nome da vinícola. Posteriormente, eles saíram e colocaram os seus próprios negócios. A produção acontecia nessa mesma propriedade onde a vinícola segue instalada até hoje e que foi comprada pelo pai deles. “Meu pai comprou a terra para nós e, menos de um ano depois, faleceu”. Os filhos seguiram. No início, a venda acontecia em barris. Com o tempo, eles passaram a comercializar em garrafão, e, atualmente, as diversas variedades de vinho são embaladas em garrafas de vidro e pet.
Para atender a demanda dos seus clientes, que estão principalmente no Rio Grande do Sul, Darci e o filho André, atuais administradores do negócio, produzem parte da uva e compram o que falta. Além de atuar nesse mercado de venda de vinho, Darci enxerga o potencial do turismo e pretende investir cada vez mais nisso. Na sua propriedade, o turista tem a oportunidade de curtir um pouco da vida do interior, apreciar uma linda vista e ouvir a história contada por quem a viveu desde o início.