Vinícola Guerra - Criúva
VINÍCOLA GUERRA - vinhos de mesa tinto, branco e rosado e suco de uva tinto. Localizada em meio a uma exuberante natureza, ao lado dos vales do Rio das Antas. Além de adquirir os produtos, nossa sugestão é você dar uma pequena caminhada pela propriedade em meios aos parreirais para contemplar a riqueza da natureza.
Visitação: propriedade familiar que dedicada ao cultivo da uva, produção do vinho e outras atividades em locais distintos. Para garantir o passeio, é solicitado que entre em contato antes para confirmar a presença.
Endereço: Estrada Municipal Professora Noemia Therezinha Padilha Savick (Estrada principal para Santo Isidoro e Agudo). Siga Link de Localização
Fone/whats para confirmação: 54 99636 3617
Vinícola Guerra surgiu da trajetória de Arlindo
Após trabalhar anos em outra vinícola, ele abriu o próprio negócio ao lado da família
A Vinícola Guerra surgiu da trajetória de Arlindo Guerra. Por quase 20 anos, ele foi o “cantineiro" responsável pela produção de vinho de um outro negócio. Passou a gerente, aposentou-se e não quis parar. O trato com o vinho faz parte até hoje do seu dia a dia, agora, na vinícola que leva o seu sobrenome, encravada nas paisagens de Criúva, sobre o vale do Rio das Antas. “Quando o meu pai se aposentou, pegou todas as economias dele, de uma vida, e colocou na vinícola, no ano 2000”, conta Lucas Guerra, enólogo, engenheiro químico e responsável pelo negócio ao lado do pai. A mãe, Maria do Carmo, e o irmão, Samuel, também fazem parte da empresa familiar.
A primeira ação de Arlindo foi plantar 5,6 hectares de vinhedos e construir a área para vinificação. No início, a venda era apenas a granel, sem marca, e Arlindo fazia tudo sozinho. Por volta de 2013, foi criada a marca e, em 2017, foi aberta uma loja exclusiva, em São Marcos. Lucas também trabalhou por muitos anos em uma outra vinícola e, hoje, alia essa experiência com as formações em engenharia química e enologia. E, é claro, a isso tudo se soma a história de Arlindo na vinicultura. “O pai tem muita prática, muita experiência”, elogia Lucas.
A Vinícola Guerra oferece vinhos de mesa, feitos com uvas americanas. O tinto é um corte de bordô com isabel, sendo 70% de bordô. O vinho rosé de uva bordô é um destaque. A uva vai para o tanque e o mosto é retirado rapidamente, o que deixa o vinho mais claro, com uma cor rosé linda e sabor bem frutado, segundo Lucas. “É um vinho muito perfumado, diferente, um rosé seco”, complementa. O branco é produzido com uva Moscato Embrapa. Já o suco de uva integral é terceirizado, mas leva a marca Guerra. Para comprar os produtos, você tem duas opções. A primeira é chegar na loja exclusiva da Vinícola Guerra, em São Marcos, aberta junto à Cervejaria Mustacchi, também da família e primeira cervejaria artesanal do município. A segunda, comprar direto na propriedade, mas, nesse caso, é preciso agendar. “Recebemos também para visitas, mas é preciso ter horário marcado”, reforça Lucas. Escolha a forma que tem mais a ver com você e experimente!