
- Cartão de crédito
- Internet
- Degustação
- Pix
Vinhos Slomp: uma história de mais de 100 anos
Além do sabor dos vinhos, do atendimento acolhedor e da história da família preservada e contada em detalhes, uma parreira centenária é mais um atrativo na propriedade onde os Slomp cultivam uva e elaboram a bebida há cinco gerações. Esse lugar repleto de videiras e encravado em maio à bela paisagem do Vale Trentino guarda uma história que começa no final dos anos 1870, quando Antonio Slomp chegou da Itália junto com outros imigrantes italianos.
O seu bisneto, Ivan Slomp, é quem conta essa trajetória. Integrante da quarta geração da família, já tem os seus filhos, Marcos e Gabriel, dentro do negócio e pronto a continuar escrevendo essa história. “O meu bisavô, Antonio, veio da Itália. Ele teve 11 filhos, um deles era o Sextílio, meu avô, que também teve 11 filhos. Meu pai, Valter, era um dos últimos e acabou ficando aqui e dando sequência à vinícola”, relata Ivan.
Assim como os demais imigrantes, ao chegar, Antonio plantou algumas mudas de parreira e fazia vinho para consumo familiar. As primeiras comercializações da bebida foram no século seguinte, na década de 1920, e destinadas à Cooperativa Vitivinícola Forqueta. “A cooperativa não assumia toda a produção, então na época que o meu pai estava à frente da propriedade, nós também tínhamos vinho que fazíamos para nós”, lembra Ivan. Ele perdeu o pai em 1986 e, dos oito filhos de Valter, dois seguiram o negócio: Ivan e Roque. “Em 2003, eu e meu irmão registramos a marca como Vinhos Slomp e passamos a vender em garrafão, mas seguimos entregando também para a cooperativa, o que fazemos até hoje”, explica.
A preservação da história faz parte dos valores dos Slomp, e Ivan segue fornecendo para a cooperativa porque quer que esse negócio continue vivo e forte. “A cooperativa foi a mãe de todas as vinícolas, e o meu bisavô foi fundador”, reforça. Atualmente, a empresa Vinhos Slomp oferece diversas variedades de vinho, entre comuns e finos, além de espumantes e suco de uva. Toda a produção é feita a partir de vinhedos próprios, espalhados em 10 hectares de área. A cada safra, são elaborados entre 170 mil e 200 mil litros de vinho, sempre em pipas de madeira. “Não usamos outro material, apenas madeira”, destaca Ivan.
Para ouvir essas histórias, visitar a parreira centenária e comprar a bebida, basta chegar na propriedade de segunda-feira a domingo de manhã. Ela está fechada somente no domingo à tarde. “Temos clientes que vêm buscar vinho aqui há 30 anos, 40 anos, recebemos todos com muito carinho e levamos para ver a parreira centenária, plantada pelo meu bisavô”, ressalta Ivan. Paralelamente a uma indústria que cresce, há esse amor pela preservação, uma mistura que contribui para a manutenção do legado do imigrante Antonio Slom
Ao visitar a Vinícola Slomp, em Farroupilha (RS), você poderá caminhar por entre os vinhedos, conhecendo vinhas centenárias, revivendo a cultura regional e desfrutando a beleza do Vale Trentino, além de degustar dos produtos.