- Internet
- Degustação
- Estacionamento
- Pix
Uvas de Mesa Carlos Mugnaga: uva recém colhida e contato com o parreiral
Carlos Roberto Mugnaga começou a cultivar uva em 2005 em busca de uma renda extra ao trabalho que tinha como funcionário de uma empresa. Ele já morava na propriedade onde fundou a Uvas de Mesa Carlos Mugnaga e havia visto o pai, no passado, lidar com a fruta, mas sem se envolver diretamente. “O pai tinha uva cultivada aberta, era muito diferente. Eu tenho parreiral coberto”, explica ele, reforçando que mora nessa terra desde que nasceu.
No início, foi difícil, porque Carlos não tinha conhecimento, precisou aprender como deveria tratar a fruta. “Nós começamos do zero, não tinha uva na propriedade e nós não sabíamos muito bem como funcionava. No início, apanhamos”, relata, referindo aos seus parceiros no negócio, a esposa, Claudia, e as filhas, Luana e Manuela, que dão uma mão além do estudo e do trabalho.
Ele aprendeu fazendo e hoje tem um negócio consolidado na 3ª Légua. As principais variedades são Itália, Rubi, Ribol e Benitaca. A área plantada coberta, onde ficam as uvas de mesa, soma um hectare. Com a uva comum que também é cultivada na propriedade, o total chega a 4 hectares da fruta. A venda acontece para mercados e diretamente com ele. “Durante a safra, estamos abertos de segunda a segunda e vendemos aqui, vem muita gente”, adianta.
É comum que os visitantes peçam para ver o parreiral, o que é permitido e possibilita uma experiência a mais a quem está acostumado com esse cenário. “Nós levamos na parreira e explicamos sobre a uva”, complementa. Degustar uma fruta recém colhida e conhecer um pouco do mundo dela, sem dúvidas, são outras fortes razões para vir a Caxias do Sul. Ao chegar, vá à 3ª Légua e receba o acolhimento da família Mugnaga.