A três gerações no interior de Forqueta
Há mais de seis décadas, um incêndio fez com que Pedro Boff decidisse sair de Vila Oliva, onde viu sua casa ser destruída, e recomeçar em outro lugar. Andando pelo interior de Caxias do Sul, se encantou por São Martinho da 2ª Légua, perto de Forqueta. Lá, começou uma história que já está na terceira geração e enche seus descendentes de orgulho há 57 anos. Hoje, quem comanda o cultivo e a venda da uva de mesa da Família Boff são os netos de Pedro, Izaías e Ismael Boff. “Eu e meu irmão nascemos embaixo do parreiral e acabamos tomando gosto por esse trabalho. Vimos meu pai continuar o trabalho do meu avô e agora é a nossa vez”, conta Izaías.
Na propriedade da Família Boff, a família toda trabalha. O pai, Itacir, e os filhos acabam lidando mais com a uva, e a mãe, Adiles, é quem normalmente acolhe os visitantes. Com a recepção calorosa característica dos italianos, ela leva para baixo da parreira, mostra quais cachos estão melhores para serem colhidos e entrega para o visitante. “O pessoal acha muito bonito aqui, gosta de estar no parreiral. Para nós é muito gratificante”, acrescenta Izaías.
Na propriedade, eles vendem as variedades de mesa itália, rubi e ribol. A qualidade da uva é garantida pela experiência de ter se criado num parreiral e aprendido com o pai e o avô e, também, pela formação. Ismael é agrônomo; Izaías, enólogo. “Temos clientes fixos, que encomendam a uva e deixamos pronta, e até aqueles que chegam aqui no meio de um passeio, sem saber. Recebemos a todos com o maior prazer, é só dar uma buzinada e alguém sai da casa para mostrar tudo”, diz. Com certeza, com um largo sorriso no rosto.