- Internet
- Estacionamento
- Pix
Hidrofert produz hortaliças hidropônicas e vende direto ao consumidor
A busca por uma fonte de renda extra, além do cultivo da uva, resultou em um grande negócio para a família de Tiago Milan. Em 2017, o mercado da fruta símbolo de Caxias do Sul não estava nada bom, e foi preciso pensar em diversificar o cultivo na propriedade. “Não que agora esteja ótimo, ainda é difícil lidar com a uva, mas, na época, estava pior e tínhamos só isso. Então, começamos a pesquisar, eu fiz alguns cursos e decidimos começar uma produção hidropônica de hortaliças”, lembra ele.
Essa escolha estava diretamente relacionada à intenção de oferecer um produto diferenciado, com qualidade e sem defensivos. A Hidrofert começou com três estufas e em torno de 5 mil pés de alface, a primeira cultura produzida. Como o negócio foi dando certo, Tiago foi ampliando para outros produtos. De lá até 2023, a Hidrofert cresceu muito, chegando a 13 estufas e produção de 25 mil pés de hortaliças por mês. “Agregamos temperos, rúcula, agrião, almerão e outros itens, tudo produzido de forma hidropônica, não temos nada na terra”, detalha.
Os produtos da Hidrofert também são cultivados sem defensivos, porém, Tiago explica que não podem ser classificados como orgânicos porque o adubo usado é químico. “Nossos produtos são zero defensivos agrícolas, portanto, têm mais qualidade e limpeza”, completa. O mercado da empresa é composto 80% por supermercados da região da Serra Gaúcha, 10% por restaurantes, sacolões e fruteiras e os 10% pela venda direto ao consumidor final. “Aqui na propriedade, recebemos as pessoas para visitar as estufas e comprar direto do produtor. Também temos parceria com a Escola Agrícola”, ressalta.
A Escola Família Agrícola da Serra Gaúcha (Efaserra) usa a propriedade de Tiago para visitas de campo com os alunos, e ele participa delas. “Eu mostro como funciona a adubação, como é o dia a dia do cultivo de hortaliças hidropônicas, contribuindo com as aulas práticas. Mas as nossas portas estão abertas também para qualquer pessoa que queira conhecer, estamos sempre por aqui, basta chegar”. Se você ainda não viveu a experiência de comprar algo direto do produtor, programe-se e vá à Hidrofert. Vai valer a pena!