Cabanha dos Bugres é especializada em melhoramento genético da raça Hampshire Down
Samuel Carnesella apaixonou-se pela criação o ovinos quando estava na faculdade de Veterinária e, desde 2008, cria os animais. Nos primeiros anos, até 2014, as ovelhas eram destinadas a consumo próprio. Porém, com o andamento dos estudos e o contato próximo com os animais, ele mudou o foco e registrou a Cabanha dos Bugres, passando a trabalhar com melhoramento genético para a raça Hampshire Down. “Comecei adquirindo três fêmeas e um macho. Em 2023, quase 10 anos depois, estamos com aproximadamente 60 animais, incluindo cerca de 35 matrizes e três reprodutores”, explica.
A Cabanha é focada na produção de reprodutores e matrizes com a genética diferenciada. Samuel explica que trabalha tentando aprimorar boas linhagens a partir de dados técnicos dos animais. “Temos genéticas da Argentina, da Nova Zelândia e dos Estados Unidos”, detalha. O mercado ultrapassa as divisas do Rio Grande do Sul e chega a outros Estados brasileiros, especialmente por meio da divulgação em redes sociais e exposições de animais. Os clientes compram com o objetivo de multiplicar a genética nas suas criações. “Os animais de elite são destinados a outras cabanhas, e eu também vendo reprodutores, que são adquiridos por quem quer melhorar o seu rebanho”, complementa.
A Hampshire Down é uma raça originária do Reino Unido e considerada uma das carnes de ovino de melhor qualidade. Foi a primeira que chegou ao Brasil, conta Samuel. “Nossos animais são destinados a criadores que valorizam cordeiros da melhor qualidade”, reforça. Localizada em Forqueta, a propriedade onde fica a Cabanha dos Bugres é aberta à visitação, porém, é preciso agendar previamente. Marcando horário, é possível ver os animais e conversar com Samuel para entender tudo sobre esse espaço que se destaca por melhorar a genética e contribuir para que o Hampshire Down tenha uma carne cada vez melhor. Faça contato e aproveite esse passeio no interior!