ALT HAUS Agroindústria de derivados da Cana de Açúcar
Alt Haus é uma agroindústria familiar que trabalha com produtos derivados da cana de açúcar entre eles: rapadura colonial, melado, doce de cana de açúcar, goiabada, figada e açúcar mascavo.
Os produtos são artesanais, certificados com o selo Sabor Gaúcho, sem o uso de conservantes que buscam manter a essência do sabor da cana de açúcar. A produção é uma herança da família descendente de imigrantes alemães que se instalaram na região no final do século XVIII.
Comercializa produtos direto na agroindústria.
Telefone: 54 3287 1077
Whats: 54 99165 3082
Dias e Horários:
Segunda-feira das13h30min às 19h
Terça-feira das 13h30min às 19h
Quarta-feira das 13h30min às 19h
Quinta-feira das 13h30min às 19h
Sexta-feira Você encontra na Feira do agricultor PONTO DE SAFRA da Praça Dante, 13 de Maio e Moreira Cesar.
Sábado das 13h30min às 19h
Domingo das 13h30min às 19h
Outros horários com agendamento
Endereço: Linha Sebastopol 585, Vila Cristina - Via toda pavimentada até o local
Alt Haus: produtos de cana comprados direto do produtor
Propriedade em Vila Cristina ainda tem uma casa de 200 anos como atração extra
Vem de família o gosto de Nair Ema Pooter Fimm pela produção de itens derivados da cana de açúcar, no distrito de Vila Cristina. Seus pais, Armando e Irma Potter, faziam chimia de cana, melado e outros produtos. Depois do falecimento deles, é ela quem dá continuidade a essa história. “Eu trabalhava na roça, fazia chimia e o pessoal vinha buscar. Quando percebi que gostavam dos meus produtos, decidi abrir a agroindústria”, conta Nair. Assim, no ano de 2009, nasceu a Alt Haus.
Toda a produção é feita a partir da cana de açúcar plantada na propriedade. Dela, derivam melado, rapadura, chimia de cana, aipim descascado e congelado e açúcar mascavo. Com frutas plantadas por um dos filhos, Nair ainda produz goiabada e figada. “O Sandro e o Marcio, meus filhos, têm os negócios deles, mas às vezes ajudam aqui na agroindústria também”, diz. A rapadura de amendoim e o melado são o carro-chefe da Alt Haus.
O nome, alemão, significa Casa Velha e faz referência a uma construção de cerca de 200 anos que existe na propriedade. Segundo o marido de Nair, Clério Fimm, que toca a agroindústria ao lado dela, a casa foi construída originalmente para sediar os tradicionais Kerbs, bailes alemãs que costumavam durar três dias. “Eles colocavam a cerveja no porão coberta com serragem e água para manter gelada, porque não havia freezer na época”, relata. A casa é linda e faz com que pessoas que estão passando pela estrada parem para fotografar.
Para comprar os produtos direto na propriedade, conversar com Nair e ainda ver a casa, é necessário agendar. “Eu vou muito para a roça, então se chegar sem avisar, pode ser que eu não esteja”, explica. No entanto, marcando horário pelo telefone (54) 99165.3082, a experiência está garantida.