Santini Frutas Selecionadas tem uma história de mais de quatro décadas
A família Santini trabalha com a fruticultura há mais de quatro décadas. Rogian Santini se criou na propriedade onde os pais seguem trabalhando e é o responsável por dar continuidade a essa trajetória. “Meu pai começou a cultivar frutas quando tinha por volta de 18 ou 20 anos de idade e segue até hoje. No começo era apenas uva”, conta. Com o tempo, eles foram experimentando outras frutas e adequando a produção. Agora, em 2023, a Santini Frutas Selecionadas atua com uva, bergamota, laranja e caqui.
Rogian conta que os pais, Ivo e Neiva Santini, sempre incentivaram os filhos a sair da propriedade, estudar e então decidir o que queriam fazer. “Meus pais falavam que era para nós irmos buscar o que quiséssemos ser, mas sabendo que a propriedade estava aqui, que já sabíamos como era trabalhar com frutas, então se optássemos por isso, era só voltar”, diz. Foi o que acabou acontecendo com ele.
Rogian saiu para estudar Sistemas de Informação e, durante a faculdade, trabalhava em uma empresa focado na parte elétrica. Logo entendeu que se era para atuar em algo diferente do que estudava, então seria melhor trabalhar com o pai. Saiu de lá e conseguiu um emprego na área de desenvolvimento de software. Ficou três anos e gostava do trabalho. Mas sempre havia algo que o fazia pensar na fruticultura. “Eu pensava: meus pais construíram tudo isso, meu irmão não vai voltar, deixar tudo acabar me parecia inconcebível. Então, quando faltava um ano de faculdade, só os dois trabalhos de conclusão, saí do trabalho e fui para a propriedade para ficar um ano e ver se eu gostava”, relata.
Rogian fez o seguinte raciocínio: "experimento por um ano, me formo e então tenho a oportunidade de ficar ou voltar para a área de sistemas de informação já com o diploma". O TCC foi sobre sistemas para gerenciamento de pequenas propriedades rurais, aliando uma coisa à outra, e a escolha final foi por ficar. “Tomei uma decisão definitiva e nunca me arrependi dela. O meu objetivo é dar continuidade ao negócio dos meus pais”, reforça.
O destino quis, porém, que ele ainda se afastasse mais uma vez, mas agora apenas fisicamente. Uma parte do tempo, Rogian passa nos Estados Unidos, onde trabalha em uma vinícola e busca experiências que possam ser aplicadas na propriedade. Questionado sobre como podemos comparar a fruticultura de Caxias do Sul com o que ele vê por lá, a resposta dá orgulho. “A grande diferença está no poder aquisitivo, é muito mais fácil para eles comprarem as novas máquinas, investirem em tecnologia. Mas em relação à qualidade do produto, estamos empatados e poderíamos tranquilamente exportar para os Estados Unidos, algo que eu penso para o futuro”.
O futuro também deve incluir o turismo rural, que por enquanto ainda acontece de forma muito tímida na propriedade dos Santini, por falta de tempo. Rogian afirma que há dias com muitos caminhões, movimento intenso e muito trabalho, mas em outros, já é possível receber pessoas e mostrar um pouco do que acontece na propriedade. Por isso, é indispensável agendar. Se você quiser conhecer um pouco da rotina de uma propriedade que atua com fruticultura, envie um whats para Rogian no número (54) 99963.0622. Mesmo dos Estados Unidos, ele vai organizar tudo!
Confira os cultivos e período de safra.
Cultivo Safra - Período produtos estão a venda
Uva Vênus (preta, sem sementes) - Novembro e Dezembro
Uva Niágara (rosa) - Dezembro, Janeiro, e Fevereiro
Caqui Chocolate - Fevereiro e Março
Bergamota Montenegrina - Julho, Agosto e Setembro
Laranja Umbigo - Setembro e Outubro