- Sanitários
- Estacionamento
- Petiscos
Reserva Bertussi - Cachoeira da Mulada: conexão com a natureza
Mesmo os menos aventureiros conseguem fazer a trilha que leva à queda d'água
Um programa imperdível na Criúva é passar um dia na Reserva Bertussi - Cachoeira da Mulada. Além de ter uma paisagem natural belíssima, o lugar ainda carrega parte da história da família Bertussi. “Nessa propriedade onde fica a Reserva, o meu avô, Fioravante Bertussi, construiu uma usina hidrelétrica em 1930 e fornecia luz para o distrito”, conta Samantha Carniel Bertussi, filha de Adelar, um dos integrantes da dupla Irmãos Bertussi. Ela é a responsável pela experiência incrível que você vai viver ao passar um dia nesse paraíso.
Por lá, cada pessoa é responsável pelo seu cuidado nas trilhas. Portanto, na entrada, é obrigatório assistir a um vídeo com informações sobre a permanência e a segurança. Você chega, paga o valor do ingresso no galpão de atendimento e faz um cadastro para o seguro aventura. “Todos os visitantes da Reserva estão segurados”, reforça Samantha. O próximo passo é assistir ao vídeo de um minuto com as orientações do lugar. Pulseira colocada, começa a experiência.
O ponto alto da propriedade é a Cachoeira da Mulada. Com mais de 70 metros, era ela quem garantia geração de energia de 1930 a 1980. “Meu avô vendia energia para 250 famílias”, diz. A usina foi desativada, mas há resquícios que podem ser vistos pelos visitantes. Há duas trilhas para chegar até a cachoeira. A mais fácil leva ao topo, e Samantha garante que todo mundo consegue fazer. Portanto, esteja com a mobilidade em dia e usando sapato fechado e você vai cumprir o trajeto e ver a queda d’água de cima.
Já para chegar ao pé da cachoeira, a trilha é severa. “O trajeto é íngreme e requer bastante cuidado e atenção. É preciso ter um bom condicionamento físico”, esclarece Samantha. Não há guia acompanhando, toda a experiência de trilhas da Reserva é autoguiada a partir das informações fornecidas no vídeo. “Essas trilhas foram abertas pelo meu avô, há décadas”, complementa.
A experiência, porém, vai além da cachoeira. Com natureza exuberante, o lugar é perfeito para desconectar da correria da cidade e curtir o astral do interior. Há churrasqueiras, ocupadas por ordem de chegada, e também é possível fazer piquenique. Nessa segunda opção, você pode escolher levar as coisas ou encomendar o piquenique da Reserva. “Você retira no galpão e curte no bosque”, completa Samantha. Em meio às árvores, com o tempo passando mais devagar, é possível recarregar as energias antes de mais uma semana de trabalho.
A Reserva abre aos finais de semana e feriados na temporada de verão. No inverno, é preciso agendar. Com agendamento, também é possível aproveitar o acampamento selvagem em uma área sem energia elétrica em meio ao bosque. Seja para um dia menos aventureiro ou para encarar até a trilha mais severa, a Reserva é um lugar perfeito para se afastar da correria urbana e se conectar à natureza.
Acampamento Selvagem - Já pensou em se aventurar em um acampamento selvagem na natureza? Nessa aventura vale lembrar que recursos como luz e infra-estrutura de camping não fazem parte dessa jornada. Faça seu chek-list e esteja atento nas datas disponíveis, pois as vagas são limitadas.
Acontece em finais de semana pré determinados e conforme disponibilidade. É necessário reservar antecipadamente.
Ingresso: R$75,00 individual (inclui entrada e pernoite).
A Cachoeira da Mulada fica em meio a mata.
Leve protetor solar, repelente e use calçado com tração para uma aventura segura. Se estiver em busca de conforto, lembre-se que a natureza é a estrela principal, traga sua cadeira e acessórios. A local não possui sinal de internet.
Use roupa confortável e calçado fechado.
- Traga sua cadeira de praia.
- Picnic: por encomenda antecipada.
- Acampamento Selvagem: solicite mais informações (não temos área de camping).
- Pets: na guia são bem vindos!
Confira no mapa como chegar até a Reserva Bertussi e distâncias:
- Centro de Caxias do Sul 54km
- São Marcos 23km
- Criúva 6km