Casa Onzi
A história da família Onzi vem evoluindo a cada nova geração Começa em 1875, quando Giácomo Onzi, ainda criança, chegou da Itália. Na sua fase adulta, trabalhou com o cultivo da uva e elaborava vinho para consumo próprio no porão da casa. “A comercialização começou com a entrega do vinho para a Cooperativa Vitivinícola Forqueta”, conta ismael Onzi, bisneto de Giácomo. Na geração seguinte, de Jacinto Onzi, a bebida seguiu sendo entregue à cooperativa e, na seguinte, Ivo Antônio Onzi, começou a venda a granel.
Ismael conta que, com o tempo, essa forma de comercialização começou a perder força. E então, em 2004, foi lançada a marca Casa Onzi e iniciado o envase na vinícola. Atualmente, há vinhos finos, espumantes, suco de uva e vinhos de mesas. Uma parte vem de vinhedos próprios, e outra, de produtores parceiros. Hoje a vinícola Casa Onzi está sob sua responsabilidade.
Local que por décadas abrigou a Vinícola Casa Onzi
A exemplo dos seus antepassados, que foram incluindo novos capítulos na história da vinícola, Ismael também está fazendo a sua parte. Integrante da quarta geração, ele está dando a sequência. Em 2024, teve um grande desafio, após as fortes chuvas que ocorreram no Estado, levando diversos municípios e o RS a decretarem situação de calamidade pública, a estrutura de pedra que há décadas abrigava a vinícola foi impactada com o deslizamentos de terra e interditada, o que o obrigou a mudar a vinícola de endereço.
O novo espaço fica na Estrada Municipal Catharina Regalin - Comunidade Salete - Vale Trentino, a 800 metros da Igreja Nª Sª Salete e a 3,5km do antigo endereço. O varejo segue aberto diariamente para quem quer adquirir os vinhos direto da vinícola.