Fabbrica Espaço Cultura e Gastronômico
Antiga Vinícola Luiz Michielon, restauradada para Complexo Cultural e Grastronômico Fabbrica
É possivel entrar no interior da estrutura e, pra quem curte grandes edifícios e arquitetura, se deslumbrar com essa viagem ao séulo passado.
Acesso gratuito.
Para visitação de terça a domingo a tarde a partir das 14h com funcionamento do café e a noite, os demais estabelecimentos cervejaria, pizzaria, bar e comida japonesa.
Rua Nelson Dimas de Oliveira, n°11. Bairro Nossa Senhora de Lourdes, Caxias do Sul / RS, Brasil
Para chegar de ônibus utilize as linhas no sentido Centro-Lourdes. Ou acione um transporte por aplicativo.
Espaço de trocas culturais e sociais
Conheça e viva essa experiência
O Complexo Gastronômico Fabbrica é o lugar perfeito para o fim de tarde da agitada Caxias
A História
Antiga Vinícola Luiz Michielon, que impulsionou a economia caxiense entre os anos 1920 e 1970, teve suas atividades encerradas em 1977. Um dos edifícios, em estilo Manchesteriano, é datado de novembro de 1943. O espaço foi todo restaurado e recuperado para abrigar o Complexo Cultural e Gastronômico Fabbrica.
A revitalização propõe uma nova relação do conjunto com a cidade. O projeto buscou manter o máximo possível da construção original, reafirmando seu caráter histórico. Por isso é possivel apreciar a grande chaminé, que modificada perdeu seu tamanho original, mas ainda é um marco visual e ponte entre o passado e presente. Confira a galeria de imagens aqui.
A área também é repleta de espaços abertos e uma arquitetura que conversa com o período industrial caxiese e detalhes de acabentos artisticos. Região arborizada e com paisagismo pensado no clima e na flora local também são parte do projeto. A materialidade do edifício é marcada pela estrutura em tijolo aparente e reafirmada após a remoção do revestimento interno e externo que compõem com as aberturas envidraçadas, contidas em uma cimalha.
Revitalização arquitetônica
Durante o tempo de abandono, a fim de evitar o tombamento, parte da grande chaminé foi demolida, diminuindo sua altura. Com a intenção de manter a continuidade histórica desse elemento, foi adicionada uma nova estrutura metálica análoga à porção de sua altura anterior. Houve processos de limpeza e preenchimento nos pontos danificados ou lacunares, onde foram realocados tijolos retirados da demolição de outras estruturas da obra que não pertenciam a edificação original. É possivel entrar no interior da estrutura e, pra quem curte grandes edifícios e arquitetura, se deslumbrar com essa viagem ao séulo passado.
O espaço construído soma-se ao foyer que dá acesso ao segundo pavimento, onde as características originais de planta livre associado ao pé direito alto para realização de festas e eventos culturais se mantiveram. Assim, acabam configurando o complexo cultural e gastronômico. O edifício também contempla áreas de apoio, escadas e elevador, afim de suprir as novas demandas do local.
As telhas de barro originais, tipo francesas, com inclinações de 30° e 45°, foram lavadas individualmente, recolocadas e impermeabilizadas. O forro que escondia a estrutura do telhado foi removido, deixando o madeiramento aparente, o qual foi limpo e tratado com cupinicida.
Sobre as atrações noturnas em clima europeu
Se você procura em Caxias do Sul uma diversão que começa antes das 18h e termina pouco depois da meia-noite, com algumas exceções, esteja certo que a Fabbrica vai te corresponder.
O atendimento, em geral, se encerra por volta da meia-noite. A música não é alta e o público varia conforme o dia: as noites de quintas e sextas-feiras atraem o público mais jovem e os sábados parecem ser mais o território das famílias, embora isso não seja relevante para clientes e donos.
No pavimento térreo você enconta Becco Pizza Bar, cervejaria artesanal Salvador Tap Room, Culinária Japonesa Tayo, Obra Bar e Dude Coffee e outros empreendimentos.
Foto: Marcelo Donaduss