Toca dos Índios / Bugres
Localizada na comunidade de Cerro da Glória Distrito de Vila Cristina.
Distante 25km do centro de Caxias do Sul.
Toca dos Bugres é uma gruta onde foram encontradas ossadas de índios. Entrar nela é uma experiência curiosa que remete à origem dos primeiros habitantes da região.
Segundo livro Histórias de Caxias do Sul, 2012, publicado pelo Departamento se Memória e Patrimônio Cultural da Secretária de Cultura de Caxias do Sul destaca a toca pertencente ao conjunto de sítios localizados em Nova Palmira, escrito da seguinte forma : sítios registrados em Caxias do Sul, na localidade de Nova Palmira, Distrito de Vila Cristina, entre eles o abrigo sob rocha em arenito, com 15 m de largura, 10 m de comprimento e 8 m de altura, conhecido como Toca dos Bugres. Ali foram encontradas vestigios de população indígena.
Os moradores da localidade contam histórias de que, índios viveram ali entocados há centenas de anos.
Sobre a área, existem vários relatos, lendas ou fatos que contam a história de que o local foi descoberto após índios/bugres terem raptado uma moça e a prendido na toca (os europeus chegaram e tomaram posse das áreas onde vivam os índios e esse ato foi uma forma de revolta ou vingança). Com o tempo, as demais mulheres indígenas ficaram com ciúmes da presa e resolveram soltá-la. Ao retornar a sua comunidade ela revelou o local.
A toca tem uma ampla profundidade, acesso apenas com lanterna, pois é escuro. Nas paredes, inúmeros registros de diversas épocas.
Ela, hoje, fica em área particular, para acesso é aconselhável contatar e solicitar autorização aos proprietários.