Roteiro Caminhos da Fé
Roteiro idealizado pela AMOD Santa Lúcia do Piaí com participação de demais entidades locais. Destaca a religiosidade, o trabalho e as belezas naturais. O trajeto convida a percorrer cerca de 30 km, com início da igreja de São Luiz da 6ª Légua e final no Parque Água Azul. O roteiro possui 14 estações, contadas nas estações da Via Sacra e relacionadas às histórias dessas comunidades, que têm na religiosidade a sua principal força. Os locais estão identificados com totens.
I - Estação 01 - Em frente à igreja de São Luiz da 6ª Légua - Estrada Municipal Giovani Batista Novello;
Jesus é condenado à morte
Marco religioso dos primeiros filhos da terra que saíram do distrito em busca de novas oportunidades de trabalho.
II - Estação 02 - Igreja de Nossa Senhora de Caravaggio da 6ª Légua - Estrada Municipal Giovani Batista Novello;
Jesus carrega a cruz às costas
Marca da devoção à Padroeira da Diocese. Comunidade de agricultores.
III - Estação 03 - Curva do Padre - Estrada Municipal Claudino Antônio Costa;
Jesus cai pela primeira vez
Local onde faleceu o Padre Ambrósio Andreazza, primeiro monge camaldolense ordenado no Brasil. Foi a única vitima fatal do acidente com o ônibus, ali corrido em 1947. Foi um dos poucos padres da congregação Camaldolense na região a viajar para a Itália, em 1925. Em outubro de 1947, aos 40 anos, retornou a Santa Lúcia para visitar a mãe. No dia 13 do mesmo mês, quando voltava para Caxias, o ônibus em que viajava caiu em um barranco. Dos vários passageiros, ele foi o único a morrer. Desde então, o local do acidente é conhecido como A Curva do Padre.
IV - Estação 04 - Nova Camáldolli - Estrada Municipal Monges Camaldolenses;
Jesus encontra a sua mãe
Fundada pelos Monges Camaldolenses em 1899, é símbolo da iniciação da agricultura diversificada e do plantio de árvores frutíferas. Ofício aprendido com os "Preti Bianchi”. A Ordem dos Monges Camaldolenses foi fundada no Brasil em 1899, em Santa Lúcia, próximo ao Rio Piaí, área que recebeu o nome Nova Camáldolli. A característica dessa comunidade era a vida de dedicação à oração e ao trabalho manual e intelectual. Em 1926, os monges receberam a ordem de encerrar as atividades e retornar para a Itália.
V - Estação 05 - Gruta de Santa Catarina - Estrada Municipal Claudino Antônio Costa;
Simão Cirineu ajuda a Jesus
Santa Catarina, padroeira das rodas. O pequeno capitel em sua homenagem abençoa os que ali passam em carretas ou automóveis.
VI - Estação 06 - Capela de Linha Paese - Estrada Municipal Claudino Antônio Costa;
Verônica limpa o rosto de Jesus
Em homenagem à Nossa Senhora do Rosário, a capela reverencia o local onde ocorreu a primeira urbanização do distrito.
VII - Estação 07 - Paróquia de Santa Lúcia - Centro do Distrito
Jesus cai pela segunda vez
Santa Lúcia, padroeira da comunidade e protetora dos olhos tem a lgreja Matriz edificada em sua homenagem. Com altares magníficos e belos mosaicos nos pisos e vitrais, impressiona pela beleza. Anualmente, em fevereiro, é realizada a festa em sua homenagem.
VIII - Estação 08 - Bárbara Maix - Em frente ao antigo Hospital de Santa Lúcia, no centro do distrito.
Terceira queda de Jesus
Fundadora da Ordem das Irmãs do Imaculado Coração de Maria, a austríaca Madre Bárbara Maix intermediou, no antigo Hospital Pe. Cristóvão de Mendoza, em Santa Lúcia do Piaí, a cura de um menino queimado. O milagre resultou na sua beatificação. O processo de canonização está em andamento no Vaticano.
IX- Estação 09 - Seminário dos Cônegos Regulares Lateranenses - Junto ao pórtico de Santa Lúcia - Estrada Municipal Água Azul;
Jesus encontra as mulheres de Jerusalém
O Seminário de Nossa Senhora da Divina Providência abriga uma das mais antigas ordens religiosas da cristandade. Santa Lúcia do Piaí teve o privilégio de ser escolhida como a primeira sede no Brasil, em 1947, e desde então recebe toda a contribuição nos aspectos espirituais, culturais de educação e de desenvolvimento do distrito.
X- Estação 10 - Capitel de Caravaggio - Estrada Municipal Água Azul;
Jesus é despojado de suas vestes
Do antigo capitel à nova igreja construída em sua homenagem, Nossa Senhora de Caravaggio é reverenciada por todos que diariamente ali passam. Devido à grande devoção da região à Mãe de Jesus, é um dos pontos mais visitados, mantendo viva a fé dos antepassados.
XI- Estação 11 - São Miguel das Missões - Na Encruzilhada do Raposo
Jesus morre na cruz
Marco em homenagem à cidade fundada pelo Padre Cristóvão na região das Missões, essa estação reverencia o trabalho dos jesuítas - Companhia de Jesus - na região.
XII - Estação 12 - Evangelização dos Indígenas - Na entrada da estrada Antônio Vergani
Jesus é pregado na cruz
Referência ao trabalho realizado pelo Padre Cristóvão na região dos Campos de Cima da Serra e das Missões, ensinando a fé cristã aos povos nativos.
XIII - Estação 13 - Capela de Água Azul - Parque Água Azul
Jesus morto nos braços de sua Mãe
Fundada no ano de 1942, homenageia Jesus Crucificado que morreu na cruz para salvar a humanidade. Traz também a devoção a Nossa Senhora das Dores, estampando o sofrimento da Crucificação de Jesus.
XIV - Estação 14 - Pe. Cristóvão de Mendoza - Parque Água Azul
Jesus é enterrado
Homenagem àquele que é onsiderado o introdutor do gado no RS, atividade que contribuiu para o desenvolvimento econômico e cultural todo povo gaúcho. Primeiro mártir de Caxias do Sul, Padre Cristóvão foi morto pelos índios, em 1635. Seu coração foi arrancado e jogado numa fonte. Conta a lenda que a água, desde então, tornou-se azul. Hoje, a Fonte de Agua Azul é considerada patrimônio cultural do Rio Grande do Sul.
Fontes: Neiva Andreazza e Jorge Andreazza