Monumento aos Muleiros
Monumento
Gratuito
BR-453, em Criúva
Homenagem da Associação de Muleiros da Serra Gaúcha ao centenário da Capela do Divino, também localizada em Criúva. A construção também representa os tropeiros açorianos desta terra. A mula de carga simboliza o esforço e trabalho das comunidades locais que contribuíram diretamente para a construção e desenvolvimento não apenas de Criúva, bem como de Caxia do Sul.
Instalada 07/06/2014, em Criúva, no 6º Encontro de Muleiros. Reuniu dezenas de integrantes participaram da programação que iniciou com um café campeiro no Salão da Comunidade de São Jorge da Mulada, seguida da inauguração do Marco da Rota dos Tropeiros e descerramento da placa alusiva ao ato comemorativo da Mulinha (símbolo da Rota dos Tropeiros), junto ao Memorial Irmãos Bertussi
Após 9 km de cavalgada, os muleiros e cavaleiros chegaram à sede do distrito de Criúva. Na entrada do distrito, houve mais uma inauguração do Marco da Rota dos Tropeiros e descerramento da placa alusiva ao ato comemorativo da Mulinha (símbolo da Rota dos Tropeiros). Também houve homenagem póstuma a Ivan Machado, ex-subprefeito de Fazenda Souza, que sempre se dedicou ao estudo das tropeadas e ao resgate das tradições dos antigos tropeiros que cruzavam a região.
Estes dois monumentos completam um total de 12 em território caxiense, demarcando a Rota dos Tropeiros em várias localidades.