Igreja Santa Lúcia
Igreja da Paróquia de Santa Lúcia
A vistação da parte externa tem livre acesso. A parte interna pode ser acessada nos horários de missas ou festas. Também pode procura a secretaria paroquial, ao lado da igreja, que possui a chave pode ver a possibilidade de abrir e mostrar o templo. Para grupos fazer agendamento prévio.
Localizada na Rua Pedro Daneluz, Centro do Distrito de Santa Lúcia do Piaí.
Horários das missas: aos domingos as 9h, terça-feira as 15h e na sexta-feira as 15h.
Horário de funcionamento da secretaria paroquial: segunda a sexta das 13h30min as 17h
Fone: (54) 3266-1052
Apadroeira é Santa Lúcia com festa em dezembro e co-padroiera Nossa Senhora do Carmo festa em julho.
A primeira capela de Santa Lúcia remonta ao inicio dos anos de 1890, quando ali se estabeleceram as primeiras famílias de colonos procedentes dos interiores de Caxias. Neste período, quem administrava a Capela de Santa Lúcia de Faria Lemos era a então Paróquia da Linha Imperial de Nova Petrópolis.
A assistência religiosa era feita pelos Padres Jesuítas e, anos depois, em 1899 com a chegada dos monges Camaldulenses, esses passaram a administrar os ritos religiosos até 1926, quando deixaram o Brasil.
Com passar dos anos, a região estava mais povoada, com mais comércio, serrarias e outros negócios se estabelecendo. A pequena capela de madeira já não dava mais conta de receber as inúmeras famílias que ali estavam estabelecidas. Com a participação ativa das famílias que ali moravam, deu-se inicio às obras da atual Igreja de Santa Lúcia do Piai. Em 10 de janeiro de 1930, foi realizada a solenidade de inauguração da igreja matriz de Santa Lúcia, durante a festa de sua padroeira, Santa Lúcia. A conclusão total da obra aconteceu no decorrer dos anos seguintes.
Em 1931, através de um decreto do Bispo Metropolitano Dom João Becker, foi fundada a Paróquia de Santa Lúcia. O primeiro Padre a se estabelecer na localidade após a fundação da nova paróquia foi o Padre Gerônimo Bortolotto. Ele permaneceu até a chegada do padre João Marchesi. De 1935 a 1945, dedicou-se à construção da região de Água Azul e da praça Cristovão de Mendonça, em frente à igreja; abraçou junto com os moradores a construção do hospital inaugurado em 1939 e articulou a transferência do distrito para pertencer ao município de Caxias do Sul. É o mesmo padre responsável pela construção da igreja de pedra de Canela.
No ano de 1947, iniciou a administração da Paróquia de Santa Lúcia do Piaí pela Ordem dos Cônegos Regulares Lateranenses, que permanece até hoje.
A respeito da obra da igreja, nos arquivos da Paróquia encontra-se o projeto denominado levantamento da igreja (reforma), com desenho da fachada e data de 12/10/1973. Foi realizado pela CO::PLAN e desenvolvido por GIBOSKI e WILSON A. Há riquezas de detalhes na fachada e no interior.
A igreja possui uma mescla de estilos barroco e romano, estilos mais antigos, com intervenções mais modernas. Após a construção da torre e do campanário, inaugurado em 1980, o teto passou a adotar estilo romano. Atualmente, a igreja está passando por uma reforma e deve retomar ao projeto original, conforme expressa o pároco Oumiro Dal Berto. A parte externa já está concluída, e a interna segue em obras.
O vitraux, construído por uma empresa e artista de Porto Alegre, é uma homenagem às capelas da paróquia que realizaram a oferta. Está em processo de restauração.
Internamente, destaque interno para os altares laterais e para o frontal em talha neogótica da década 1950, de autoria de Alexandre Bartelle, executados pelos irmãos Martini, estão dispostas diversas imagens de santos. A igreja também conta com dois confessionários em madeira, igualmente neogóticos. O belo piso complementa a beleza do templo.
Fontes: Padre Oumiro Dal Berto e consulta livro tombo da paróquia. AMOB - Relatos de Jorge Andreazza e Historiador Éder Dall Agnol Dos Santos, com base: Projeto História e Cultura de um Povo, Livro Tombo da Paróquia de Santa Lúcia do Piai e Hemeroteca da Bilbioteca Nacional.