Festa em honra ao Padre Cristóvão de Mendoza em Água Azul
Festa em honra ao Padre Cristóvão de Mendoza
Realizada no mês de abril ( domingo mais próximo do dia 26)
Local: Parque Água Azul em Santa Lúcia do Piaí
No dia 1° de dezembro de 1940, num domingo a tarde, houve a primeira romaria e missa ao local do Martírio do padre Cristóvão de Mendoza, com a bênção da água azul. Nessa primeira romaria teve a presença de aproximadamente 280 pessoas.
A partir desse dia, todos os anos em abril, (martirizado em 26 de abril de 1635.) homenageamos com festa o PAI QUERITO, como era chamado o Padre Cristóvão de Mendoza, na comunidade de Água Azul, com missa campal ou crioula, na fonte.
Festa em honra ao Padre Cristóvão de Mendoza atualmente:
Todos os anos a comunidade de Água Azul se reúne para organizar a festa, sendo escolhidos os festeiros, que são os dirigentes, pelo evento, sendo eles que convidam os responsáveis por cada setor, como cozinha, copa, decoração, limpeza e liturgia da missa.
Nos dias que antecedem a festa, começam os preparativos, como limpeza do parque, do salão e todos os utensílios da cozinha bem como a fabricação dos capeletti, para a tradicional sopa, que é confeccionado pela comunidade na sexta-feira, no sábado continua os preparativos, do pien e demais ingredientes para o almoço, bem como, a organização da copa, do rifão, do churrasco, e decoração do salão, da igreja e da fonte do martírio, onde é celebrada a missa campal ou crioula, com tempo bom, e em caso de chuva é realizada na igreja.
No Domingo da festa, cedinho as equipes responsáveis por cada setor, já começam suas atividades, recebendo os fiéis, para a missa que geralmente acontece na fonte do martírio, ao meio dia é servido o tradicional almoço colonial e venda de churrasco na parte externa do salão, para quem preferir saborear um almoço ao ar livre na sombra de uma árvore e apreciar a beleza da natureza.
Logo após o almoço acontece o tradicional rifão, onde a própria comunidade contribui com os prêmios e demais jogos tradicionais.
Podendo passar um dia em convívio com a natureza e repor as energias em um local histórico, para a nossa cultura gaúcha.