Se você já tem cadastro
Se você é novo por aqui
Você é
CLIENTE ANUNCIANTE
Incluir, mostrar e destacar a sua empresa, produtos e serviços. Inclui autorização para cadastrar eventos.
PROMOTOR DE EVENTOS
Cadastro para poder incluir eventos na agenda.
Deve ser no nome do promotor responsável pelo evento.
Festa do Divino Vila Seca

Festa do Divino Vila Seca

Festa do Divino De Vila Seca

Realizada de fevereiro a maio no  Distrito de Vila Seca.

Festa do Divino Vila Seca
Distrito de Vila Seca

A comemoração ínicia no mês de fevereiro, quando são abençoadas as bandeiras do Divino

A Festa do Divino Espírito Santo de Vila Seca realiza-se desde, década de 1930. OS Rituais renovam-se com o passar do tempo. O ciclo anual de festividades, começa em fevereiro, com a escolha dos fiéis da comunidade que representarão, naquele período, os Festeiros de Honra e são entregues cerca de quarenta bandeiras aos Alferes. Logo, ínicia o período de “Visitas Missionárias”  da Corte de Festeiros às famílias, casas de comércio, indústrias e instituições do município. 

 A temporada de “Louvação ao Divino”, também chamada em outros lugares de “Folias do Divino”, em que ocorrem as cantorias, peditórios, bênçãos com a Bandeira do Divino, momentos de manifestação de muita fé e relatos de milagres, termina na ocasião em que se realizam os festejos do Tríduo.

TRÍDUO - Cada ano pode ter uma programação diferente, 

No primeiro dia, quinta feira, ocorre a Missa de Ação de Graças com a devolução das Bandeiras do Divino. No segundo dia, celebra-se a “Missa Crioula”, e, no sábado, o terceiro dia, a última missa do Tríduo. Após as missa de Tríduo, realizam-se jantares dançantes. No domingo pela manhã, é celebrada a Missa Festiva, com a procissão e a escolha dos novos festeiros e, após, os leilões de animais doados nas vistas de Louvação. Nas semanas seguintes acontece o sábado de “Bodo as Crianças”, que foi introduzido na comunidade há alguns anos. Nesta ocasião, é feito coquetel para as crianças, com a realização de rezas, gincana de perguntas e respostas, e, brincadeiras.

O período das Festividades do Divino termina  no dia de Pentecostes. Segundo a Bíblia Sagrada, o Espírito Santo é uma das três pessoas reveladas por Jesus Cristo e teria vindo dos céus sobre os Apóstolos e a Virgem Maria cinquenta dias após a Páscoa. Assim, a celebração é chamada de Pentecostes.nas comemorações de Pentecostes, com uma missa de proclamação do casal Festeiro de Honra e entrega e bênção dos prêmios da rifa.

O período de Pentecostes representa a comemoração da Terceira Pessoa da Santíssima Trindade: o Espírito Santo. Esta celebração ocorre no calendário litúrgico da Igreja Católica cinquenta dias após a Páscoa. Segundo as normas do Ordo Romano (2005), com a celebração de Pentecostes.

Em Portugal, a rainha Isabel foi a responsável pelo impulso dado à celebração.Ela tornou-se protetora da Irmandade do Espírito Santo e se envolveu na construção da igreja do mesmo nome na cidade de Alenquer.

Assim, a rainha promovia as procissões e festejos no dia de Pentecostes. Do continente, a solenidade se deslocou ao arquipélago dos Açores. Mais tarde, quando os portugueses chegaram para colonizar os territórios na América que seriam o Brasil, trouxeram esta festa.

Para conhecimento a programação da Festa do Dívino antes da pandemia do Covid. 

 Sábado ( último de abril)
19h30: Missa Crioula;
20h30: Jantar | Cardápio: Tortéi, galeto, churrasco, saladas, maionese, pão, vinho e café com biscoito; (cada ano é definido um cardápio)
Animação: Grupo Musical 

Quinta-feira - 1º dia do tríduo 
19h30: Missa de Ação de Graças para Alferes e devolução das bandeiras;
20h30: Jantar | Cardápio: Massa, galeto, porco, saladas, pão, vinho e café com biscoito. (cada ano é definido um cardápio)

Sexta-feira - 2º dia do tríduo
19h30: Missa das Famílias;
20h30: Jantar Dançante | Cardápio: Sopa de agnolini, galeto, churrasco, maionese, saladas, pão, vinho e café com biscoito; (cada ano é definido um cardápio)
Animação: Grupo Musical

Sábado - 3º dia do tríduo
19h30: última missa do Tríduo.

Domingo  ( primeiro de maio)
10h30: Missa festiva com procissão e apresentação dos novos festeiros;
12h30: Almoço Tradicional | Cardápio: Sopa de agnolini, lesso, piem, galeto, churrasco, saladas, pão, vinho e café com biscoito; 
14h30: Rifão;
16h: Leilão de terneiros e demais animais doados;
16h: Reunião dançante com animação 

 Até dia da festa ocorre diversas atrações como procissão, baile, Missa Campeira, jantar e almoço. As festividades se encerram com entrega dos prêmios da rifa, sendo o primeiro prêmio um automóvel zero quilômetro.
Além do RS, a Festa também é tradicional em Santa Catarina, no Maranhão, em São Paulo e Goiás, entre outros. Os imigrantes portugueses levaram a tradição para os Estados Unidos, o Canadá e países africanos. 

 

 

Fotos: Divulgação Festa do Divino

Fonte: https://www.ufrgs.br/ppgs/userfiles/file/ANA%20CARINE.pdf