Barragem da Pasta em Vila Oliva
Barragem da Pasta em Vila Oliva
Propriedade particular, fechada para visitação.
Localizada na Estrada Municípal Luiz Daneluz. No centro de Vila Oliva, vá até o final da Avenida Gavioli, depois siga a direita, alguns metros já vai conseguir visualizar.
Pode contemplar toda a represa pela estrada Luiz Daneluz que contorna a represa.
Era do Ouro da madeira, Vila Oliva chegou a ter 15 madeireiras - com grande extração de madeira, gerava sobras - e, estimulada por elas, uma Empresa de Celulose de Canela abriu uma unidade em Vila Oliva, responsável por transformar os restos de madeira em uma pasta (base para transformar o material em papel, que era transportada para fábrica em Canela). A partir disso, surge a Barragem da Pasta, criada para gerar energia para moer restos da madeira até transformá-los numa pasta. Daí o nome da barragem. Essa pasta era transportada até a fábrica de Canela para produção de papel.
No passado esse local era apenas um rio, a barragem surgio para gerar energia para moagem, foi contruida em duas etapas, início era menor, conforme foi aumentando a quantidade de matéria prima a barragem precisou ser duplicada.
Com fim das madeireiras a empresa que fazia moagem dos restos das madeiras, foi desativada, e suas últimas estruturas foram levadas por uma grande enchente.
A Barragem da Pasta ficou longo tempo abandonada, até ser adquirida por um novo proprietário. Atualmente o lugar está bem conservado, com criação de ovelhas, chamando atenção pela beleza, que pode ser conferida pela estrada que contorna o local. É uma propriedade particular, fechada para visitação.