Se você já tem cadastro
Se você é novo por aqui
Você é
CLIENTE ANUNCIANTE
Incluir, mostrar e destacar a sua empresa, produtos e serviços. Inclui autorização para cadastrar eventos.
PROMOTOR DE EVENTOS
Cadastro para poder incluir eventos na agenda.
Deve ser no nome do promotor responsável pelo evento.
O empreendedorismo das mulheres

O empreendedorismo das mulheres

O empreendedorismo das mulheres

Perfil – Amábile Zanandrea Stedile (1915 - 2015)

    “Acho que fui a primeira mulher em Caxias a vender gasolina e a tirar carteira de motorista.” Amábile Zanandrea Stedile, 97 anos (à época desta matéria, feita em 2012), diz a frase com orgulho transparecendo no rosto. A mulher de Francisco Stedile nasceu dia 28 de novembro de 1915, em Flores da Cunha, e faleceu dia 10 de julho de 2015, em Caxias do Sul, aos 99 anos. 
    Seus pais, Ângelo Zanandrea e Elvira Boff Zanandrea, moravam distante da sede da localidade e trabalhavam na colônia, plantando e colhendo. E foi assim que Amábile aprendeu o valor do trabalho e da humildade. A frase que inicia esse texto ilustra a dedicação que Amábile dava ao trabalho e ao marido, e é da época que ela ajudava Francisco a atender os clientes na Casa das Borrachas, a empresa que Stedile criou em 1947 e que comercializava desde gasolina a tratores e pianos. 
    Além de companheira e mãe, Amábile foi forte apoiadora dos empreendimentos de Stedile. Cuidava da casa e dos filhos, mas tinha ainda outra função fundamental para o desenvolvimento daquela família: a de economizar. Enquanto Francisco dava os primeiros passos empreendedores, Amábile conduzia as despesas da família com muito cuidado e atenção. Amábile estudou até a terceira série do primário, mas aprendeu muito com os pais e avós, o que lhe propiciou uma educação exemplar e diferenciada, baseada no respeito e nas experiências de vida. Até os 12 anos, só sabia falar no dialeto italiano da região de Beluno. Mas depois se alfabetizou em português e, com 15 anos, estava habilitada até a lecionar na escola da colônia. 
    Amábile casou-se em 7 de julho de 1940, aos 25 anos, depois de um namoro que durou oito meses. Lembra-se, emocionada, do primeiro beijo que Stedile lhe deu, que foi na testa! Tiveram cinco filhos, 12 netos e 10 bisnetos e dois tataranetos. Foi muito com o incentivo de Amábile que Francisco deu o que seria um grande passo na vida de empreendedor, a aquisição da Agrisa. A partir de então, Amábile desenvolveu papel essencial no andamento da empresa, com funções que iam desde encaminhar assistência médica aos primeiros funcionários até acompanhar o marido em eventos sociais e empresarias. No início da década de 1970, começou a desempenhar ativamente seu papel social e de caráter comunitário em Caxias, ajudando a fundar o Rotary Cinquentenário e colaborando com diversas entidades beneficentes. 
    Amábile é exemplo de mulher forte, que junto com o marido, falecido em 2006, ajudou a levar o nome de Caxias pelo Brasil e pelo mundo. Mas é também exemplo de uma mulher doce, sensível, aficionada por livros e romances e, principalmente, companheira, seja nas rodas de carteado com as amigas, seja com seus familiares. O segredo para suas conquistas Amábile não consegue esconder, mesmo com a sabedoria que colheu com a vida: o segredo é a humildade. No dia 4 de dezembro de 2012, Amábile recebeu o título de Cidadã Caxiense, concedido pela Câmara de Vereadores de Caxias do Sul.