Exposição reúne cerca de mil elementos dos Caxienses na II Guerra Mundial
De terça a sexta a Domingo das 10h às 16h ( consulte dias e horários diferentes para visitação)
Com mediadores
Horário alternativo noturno, mediante agendamento, por telefone ou e-mail [email protected].
Valor ingresso: Gratuito.
Portão principal fica fechado e é preciso tocar a campainha.
Na primeira quarta-feira de cada mês (de março a dezembro), ocorre o encontro dos familiarea dos ex-combatentes.
Localizado no Centro, na Rua Visconde de Pelotas 249
Deslocamento a pé do centro de Caxias.
Você já deve saber que a Segunda Guerra Mundial foi um dos mais importantes eventos em toda a história da civilização. A luta contra o fascismo e o nazismo ganhou o mundo e no Brasil não foi diferente. Contudo, você sabia que caxienses lutaram na guerra? Pois é! não apenas lutaram como existe um museu em sua homenagem aqui, em Caxias do Sul.
O Museu dos Ex-combatentes Força Expedicionária Brasileira (FEB) na Segunda Guerra Mundial resgata a participação de caxienses na Força Expedicionária, que lutaram na Itália por sete meses durante a Guerra. Para valorizar esta participação e homenagear os bravos guerreiros que atravessaram o oceano para lutar contra a tirania, em 2 de setembro de 1976 foi criado este espaço próprio, composto por Museu e Centro Cívico.
Fotografias, documentos, objetos de uso pessoal, armas, uniformes e equipamentos doados pelo ex-combatentes formam o conjunto de aproximadamente 1.000 elementos expostos no primeiro pavimento. A contextualização histórica no âmbito internacional, nacional e regional é realizada por meio de fotografias, textos e trechos de depoimentos pessoais daqueles que estiveram presentes nas batalhas.
Confira uma visita virtual ao Museu da FEB.
A visita pode ser complementada pela exibição de documentários sobre o tema, como o “Velhos Heróis”, de 22 min, com depoimento dos "pracinhas" que saíram pelo Quartel de Caxias do Sul, o 9º BC (hoje 3ºGAAAE), e toda a trajetória militar até a Itália. No subsolo, encontra-se um espaço de convivência, mantido em sua originalidade e carinhosamente denominado de “Casamata do Pracinha”. É ali que se realiza a confraternização mensal dos ex-combatentes, no tradicional almoço da primeira quarta-feira de cada mês, reunindo amigos e familiares.
A visita ao Museu da FEB é um passeio pelo tempo durante um período conturbado da história humana, onde esses guerreiros caxienses se uniram a outras forças para deter o mal que assolava toda a Europa e ameaçava dominar o mundo.