Mercado Ponto Ideal
MERCADO PONTO IDEAL - mercado, açougue, padaria, frutas, presentes
Dias é horários: diariamente das 8h às 11h50min e das 13h30min às 19h
Endereço: Rua XV de Novembro, 280 - Criúva
Fone: 54 3267 8160
Whats: 54 99102 2872 / 54 99177 2955
Mercado Ponto Ideal, o “shopping da Criúva”
Apelido foi dado pelos visitantes de Caxias do Sul
O Mercado Ponto Ideal surgiu em 1997, quando Marcos Lorandi teve um problema de saúde que o impediu de seguir trabalhando na agricultura. Foi uma aposta dele e do irmão, Edgar Lorandi, e deu certo. Hoje, é um lugar tradicional que faz parte da vida dos moradores da Criúva, distrito de Caxias do Sul. “Eu tive um problema nas mãos e não conseguia mais pegar as ferramentas. Meu irmão ia construir uma casa no terreno ao lado da minha e combinamos de colocar algo no andar de baixo”, conta ele. O negócio começou com açougue, já que o povoado só recebia carne bovina no sábado, e uma sorveteria. “No início, foi um buffet de sorvete e também tinha lanches”, lembra.
Com o tempo, tudo foi mudando. O lugar passou a vender produtos veterinários, depois presentes, artigos de R$ 1,99. A isso, se seguiram itens de limpeza, cesta básica e, é claro, a transformação aconteceu. “O sorvete deixou de ser buffet, fomos evoluindo e, durante os 10 anos no porão da casa do meu irmão, foi ficando pequeno”, diz. Começou, então, a busca por um outro terreno, mas a oferta não é grande na Criúva. A primeira negociação acabou não acontecendo porque a pessoa que iria vender faleceu. “Quando estava perto de fechar, voltamos à estaca zero. Então decidimos resolver de outra forma. No terreno da minha casa, ao lado do mercado, nós já tínhamos uma estrutura para depósito e câmaras. Então pensamos: vamos derrubar a casa e construímos um prédio com o mercado embaixo e a moradia em cima”, relata Marcos.
Mas a vida é cheia de surpresas. Quando já estava com o projeto arquitetônico pronto, ele foi procurado por um vizinho que tinha uma casa em um terreno distante cerca de 100 metros. Ele propôs trocarem os terrenos e Marcos topou. “Esse terreno ficava mais perto da vila e lá podíamos expandir. Foi o que fizemos, o mercado ficou bem maior, com mais diversidade, açougue maior também. Colocamos fiambreria, padaria e muito mais”. Desde 2007, esse é o endereço do Mercado Ponto Ideal e, por lá, você encontra um mix completo de produtos, incluindo itens hidráulicos, elétricos, brinquedos e utensílios para cozinha ou pecuária. “O pessoal da cidade vem aqui e diz que o shopping da Criúva”, diverte-se Marcos.
Edgar acabou saindo nesse meio tempo, e o mercado é tocado pela família de Marcos, a esposa, Raquel Ramos Lorandi, e os filhos, Marco Aurélio e Natália Lorandi. Há, também, a ajuda de Tonho, um rapaz que Marcos classifica como quase um filho adotivo. “Ele perdeu as pessoas da família e nós o acolhemos. O Tonho faz parte da história do mercado, dá uma mão no que for preciso”. O Ponto Ideal abre de segunda a sábado durante o dia todo; no domingo, apenas pela manhã. Quando programar o seu roteiro pela Criúva, passe por lá!