Madeireira Miotto
Estrada Olímpio Miotto, Santa Barbara, Ana Rech
Fone:
(54) 3283 1870
Whats:
(54) 9 9920 1635
Madeireira Miotto leva o nome de Caxias do Sul para fora do Brasil
O trabalho da família Miotto com madeira já está na segunda geração e faz com que o produto de Caxias do Sul rompa fronteiras e chegue a quatro países, além de diversos Estados do Brasil. Atualmente, a Madeireira Miotto exporta para México, Estados Unidos, China e Emirados Árabes, e essas conquistas são resultado de um trabalho sério que iniciou ainda na década de 1980.
A família começou a sua trajetória ao lado de um tio, no ano de 1974, trabalhando em uma olaria. Com o tempo, acabou abrindo também uma serraria e conciliando os dois negócios, até que optaram por ficar apenas com o segundo, por volta de 1986. “Quando a sociedade foi dividida, a família ficou com a serraria e o nosso principal produto na época era a madeira para a construção de casas”, lembra Ivo Miotto. Instalada em Santa Bárbara de Ana Rech, desde 1986, a Madeireira Miotto deu seus primeiros passos com quatro sócios, todos irmãos: Olímpio, Ivo, Angelin e Leonora. “Nós fomos adquirindo terras para plantar e ter matéria-prima, temos hoje áreas de plantios aqui em Caxias do Sul e também em São Francisco de Paula”, afirma.
Por duas décadas, o trabalho da Madeireira Miotto foi serrar a madeira e vender para o consumidor final para a construção de casas. No início dos anos 2000, porém, o negócio foi se adaptando ao mercado e mudando o foco. Pallets, caixas industrias e outros tipos de embalagens, se tornaram o principal produto e é isso que hoje sai de Caxias do Sul e chega a diversos lugares. “O pinus, nossa principal matéria-prima, é oriundo de áreas de reflorestamento próprias, porém, quando surgem bons negócios, adquirimos madeira também, principalmente de eucalipto”, explica Ivo.
Durante a trajetória, as principais mudanças foram em relação ao maquinário, investindo em máquinas modernas, e também em relação às pessoas, com a chegada dos filhos e de alguns sobrinhos. Na segunda geração e com um olhar atento para a tecnologia e a inovação, a Madeireira Miotto está levando o nome de Caxias do Sul para longe e contribuindo, também, para o desenvolvimento de Santa Bárbara.
Apoiar a comunidade foi algo que os irmãos sempre viram acontecer dentro de casa, já que seus pais foram entusiastas do desenvolvimento da localidade, tanto doando terrenos para a construção da igreja e do salão, quanto contribuindo com as festas comunitárias e as ações locais. O nome da matriarca, Rosa Luiza Sartori Miotto, foi dado à biblioteca da escola, e um dos fundadores, Olímpio, falecido em 2003, dedicou-se a buscar o asfalto e a canalização da água até a comunidade, passando, posteriormente, a nomear a Estrada Municipal Olímpio Miotto. Com esse exemplo e uma nova geração chegando ao negócio, a Madeireira Miotto tem tudo para seguir orgulhando Caxias do Sul no Brasil e além das fronteiras.