Largo da Estação Férrea
.
Espaço artístico e cultural
Coração pulsante da cena artística e cultural de Caxias do Sul, o Largo da Estação Férrea fica às margens dos trilhos que trouxeram para a cidade o primeiro trem, em junho de 1910. Repleto de prédios históricos, no local se encontram a Biblioteca Largo da Estação, a Secretaria Municipal da Cultura, a Praça das Feiras, além de inúmeras casas noturnas, bares e restaurantes, garantindo muita badalação com ótimas opções para todos os gostos.
Por anos, o espaço também abrigou o famoso Mississipi Delta Blues Festival, com o melhor do Blues, contando com a presença de renomados músicos nacionais e internacionais. Na Praça das Feiras, ocorre a popular Feira do Agricultor, onde são comercializados produtos como frutas e verduras da melhor qualidade, que podem ser adquiridos diretamente com os produtores. Além disso, há um grande espaço para lazer, sendo propícia a prática de exercícios físicos como corridas e caminhadas na Praça do Trem.
Atualmente, corre no Ministério do Turismo um processo para revitalização do Largo da Estação Férrea. A proposta busca, entre diversos pontos, reforçar a segurança na área. Também estão previstas a construção de um palco coberto, ampliação da área de circulação, instalação de câmeras de segurança, mirante e aumento das calçadas.
Patrimônio Histórico
O conjunto denominado “Sítio Ferroviário de Caxias do Sul” foi tombado em 2001 pelo Instituto do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural do Estado do Rio Grande do Sul (IPHAE). Em 2005, o Instituto definiu a área do entorno da antiga estação férrea com parâmetros para reforma, construção e manutenção de bens de interesse permanente. A organização Associação Amigos do Largo da Estação (AALE), além de dar ênfase à preservação, à revitalização e à valorização da história, da cultura e do patrimônio, apoia as atividades sociais, culturais, turísticas e esportivas em todo o espaço.